Pular para o conteúdo principal

Burberry lança loja interativa e conecta mundo online e offline de forma inédita

Ainda hoje é difícil saber como e se realmente vale a pena investir pesado nas mídias sociais. É comum pensar que marcas com consumo diretamente ligado às massas sejam as mais interessadas em investir no mundo das redes sociais, apresentando diretamente o seu produto para os seus consumidores, travando um diálogo direto com o seu público.

No entanto, é engraçado perceber que um dos melhores exemplos de investimento em mídias sociais venha de uma marca de super luxo, restrita a um grupo pequeno e exclusivo de consumidores: a Burberry. Com ações incríveis em praticamente todas as redes sociais, a empresa tem continuamente lançado ações de Marketing que tem captado a atenção de quem estuda e pesquisa o assunto.

Foto de campanha da Burberry


Logo de cara, percebemos que a intenção da Burberry não é vender produtos ou ter um tête-a-tête com os seus consumidores pelas redes sociais. A intenção é outra. É tornar a marca cada vez mais falada e desejada na sociedade. Para isto, lança continuamente ações para provocar o desejo e chamar a atenção de todos os consumidores para os seus produtos e para as suas ações de Marketing, ambos impecáveis e com um alto padrão de qualidade (típico da marca).

No seu canal no You Tube a empresa apresenta diversos vídeos referentes às suas campanhas e até fez o live streaming do último desfile de sua coleção. Ao todo, a marca já passou dos 13 milhões de views no perfil da empresa, um número excelente!

Além disto, a empresa tem uma conta no Instagram que já conta com quase 800 mil seguidores. Nela, fotos de backstage em tempo real, fotos de produtos em primeira mão, imagens de celebridades com produtos da marca , ações que desperta em todos os seguidores um sentimento de admiração e desejo que tem sustentado a diferenciação da marca premium no mercado há décadas.

Foto da página da Burberry no Instagram


Por isto, é fácil perceber que hoje, mais do que a padronagem característica de xadrez, os produtos e a marca têm conquistado fãs em todo o mundo (especialmente na Ásia, onde ela investe pesado, como já comentei aqui no blog quando falei do evento incrível de lançamento que eles fizeram em Shanghai, lembra?). Mas, como não poderia ser diferente, o foco principal das ações da marca é o Facebook onde sua página conta com quase 15 milhões de pessoas conectadas.

Bom, no fim do ano passado ela lançou uma ação inovadora: uma loja totalmente conectada à internet. Um prédio antigo e muito lindo da famosa Regent Street em Londres foi totalmente remodelado para acomodar a primeira loja do tipo da marca (na verdade, acho que é a primeira loja do gênero no mundo).

Fachada incrível da loja na Regent Street em Londres

Interior da loja, com vídeos e espelhos interativos

Veja nos dois vídeos abaixo como ela funciona. Há telões e painéis visuais impactantes que mostram os vídeos feitos pela Burberry que estão sendo visualizados na internet. Espelhos interativos trazem fotos e informações de produtos da internet para os produtos físicos expostos na sua frente. Assim, se você provar um casaco, além de ver como ele ficou, você pode ver outras cores, sugestões de combinações, uma mistura inédita de mundos online e offline.. em resumo, #umaloucura! E não para por aí! Bolsas e acessórios especiais ativam vídeos que falam sobre o processo artesanal de produção, explicando para o consumidor os motivos que tornam aquele produto tão especial (e caro!).

Esta é uma introdução rápida sobre o conceito:


E este é um vídeo um pouquinho mas longo que mostra a loja em funcionamento normal. Vale a pena conferir!



Apesar de legais, as ações de interação entre online e offline da loja ainda são tímidas. Mas, sem nenhuma dúvida, a Burberry deve trazer cada vez mais novidades. E logo, afinal, ela deixou bem claro que o investimento na internet e em mídias sociais é prioritário para a empresa.

No fim, podemos concluir que é tudo uma grande lição de Branding da Burberry que cada vez mais tem se fixado como marca premium nos consumidores de todo o mundo, sobretudo nos mais jovens, hiperconectados às redes sociais. É... mesmo com os seus mais de 150 anos de idade, a Burberry tem apresentado um espírito mais jovem do que nunca!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Admirável Mundo Novo é um livro admirável!

Confesso que li “Admirável Mundo Novo” com um pouco de resistência. Achei que fosse encontrar uma história batida, com cara de passada, afinal, tudo o que sabia do livro era que contava sobre um mundo no futuro onde tudo era previamente planejado e programado, todos eram felizes mas que, para chegarem a este estado, as pessoas eram totalmente controladas pelo governo. Capa do livro Não que esteja errado. É basicamente isto mesmo. Mas “Admirável Mundo Novo” é muito mais do que só isto. É um livro inteligente e muito interessante. Ao apresentar um mundo tão planejado e controlado, Huxley encontrou uma forma criativa de discutir a dificuldade que as pessoas têm de lidar com a liberdade. Ele parte de um raciocínio simples (e até lógico): se todos querem ser felizes, por que não construir um mundo em que ser feliz aconteça de maneira automática? Assim, basta seguir regras simples e as pessoas terão tudo aquilo que desejam e podem desejar: dinheiro, roupas, satisfação profissional...

MUJI e ItoYa, lojas incríveis japonesas

Em Tóquio encontramos lojas de todos os tipos. Nas minhas férias descobri várias e vou falando delas aos poucos aqui no blog. Interior da loja Muji Uma delas eu já conhecia e gostava muito: a MUJI. A primeira vez que conheci a marca foi em Paris em 2008 e fiquei encantado com o conceito da loja :”Produtos sem marca e com qualidade”. Isto significa que eles procuram oferecer ao mercado produtos onde o foco é o design e a qualidade do produto e não cobram caro por isto. É, na verdade, uma espécie de protesto ao consumo excessivo de artigos de luxo, uma realidade que é presente no Japão há muito tempo e que instigou os fundadores da MUJI em criar a empresa para mostrar que não é preciso pagar caro para se ter produtos de qualidade. Muji Yurakucho Muji Ginza Bom, a loja cresceu rapidamente e a MUJI é hoje uma empresa gigante que oferece todo tipo de produto: desde alimentos até móveis, passando, é claro, pela moda. As coleções da MUJI são mais básicas com um design b...

Tommy Nutter, uma lenda na moda britânica e mundial

Devo confessar: quando fui à exposição de Tommy Nutter no museu de Moda e Têxtil de Londres não tinha a menor ideia de quem ele era. Mas fiquei impressionado com a qualidade do trabalho apresentado na exposição e pesquisei mais sobre ele. Tá certo que demorou um pouco para eu colocar aqui no blog (tipo quase um ano..rs) mas coloquei. Durante a exposição tirei várias fotos das peças que ele criou durante sua impressionante carreira. Pesquisando sobre Nutter na internet, descobri que o que já tinha percebido pela exposição era verdade: ele foi uma pessoa que revolucionou o mundo da alfaiataria masculina. Trabalhando no número 35 da rua mais tradicional de Alfaiataria em Londres, a Saville Row, Tommy apresentou um design inovador em cortes convencionais, mostrando ao mercado e ao mundo que é sim possível inovar no mundo da moda masculina.  Ternos com modelagens inusitadas, cores que refletem o espírito jovem da época em que foram elaborados, pequenos detalh...