Pular para o conteúdo principal

7 For All Mankind se une a James Franco para campanha 2.0

A 7 For All Mankind, uma das principais marcas de jeans premium no mundo, acabou de lançar a sua nova campanha "A Beautiful Odyssey" com foco total nas redes sociais.

A principal ação é uma votação que eles estão fazendo na sua página no Facebook para que os internautas decidam o final do vídeo conceito da coleção. O legal é que o vídeo foi concebido e dirigido pelo lindinho do James Franco que vira e mexe participa de alguma ação no mundo da moda.

Imagem da campanha


O que não é tão legal assim é que os vídeos são super curtos e as pessoas podem, basicamente, interagir em apenas quatro capítulos, ambos com cerca de 40 segundos de duração. Se esta campanha tivesse sido lançada em 2003, eu entenderia esta interatividade tão baixa, afinal, a tecnologia era bem limitada. Hoje, acho que eles poderiam ter ido muito além.

Veja o primeiro capítulo (de apenas quatro da "saga"):



Os vídeos são bonitos, com uma cara bem jeanswear. Mas parecem muito mais uma versão backstage das fotos da campanha do que um curta metragem. A história, aparentemente, é de uma noiva que, próximo do seu grande dia, encontra um ex-amante e fica na dúvida sobre com quem vai ficar. Aí as pessoas ajudam a decidir com quem ela fica. Convenhamos, uma história bem bobinha e sem graça. Sobretudo se considerarmos que a inspiração dos vídeos é a poesia de William Blake e a visão artística de Franco. De verdade, não consegui encontrar nada muito abstrato ou conceitual nos vídeos. Tudo o que vi foram imagens  lindas, características de campanhas normais de moda jeanswear.

Veja aqui o segundo capítulo. Os últimos dois devem ser lançados nas próximas semanas no próprio Facebook, com partes do roteiro sendo decidido pela maioria:



De uma forma geral, achei a ação bem sem graça, ainda mais se compararmos com campanhas de marcas
semelhantes como a Diesel com a ação onde chamaram os consumidores a enviarem pelo site da empresa vídeos com o espírito da campanha "Be Stupid" ou a Levi´s com a sua campanha incrível Waterless, uma superação de Marketing 2.0 com um toque sustentável. Já falei de ambas aqui no blog. Basta clicar nos textos sublinhados para ver os posts.

Mas nem tudo está perdido! Uma ação secundária, planejada para divulgar o Pinterest da 7 For All Mankind, acabou, na minha opinião, salvando a estratégia de lançamento da empresa. Ela consiste em um concurso onde a marca irá presentear com uma viagem para Los Angeles para o lançamento do vídeo final o internauta que montar o melhor board (quadro) no Pinterest inspirado no tema "A Beautiful Odyssey", principal inspiração da coleção.

Foto do backstage das filmagens e fotos

Para participar é simples: basta seguir a página da campanha no Pinterest, "repinar" a imagem do concurso e mais 4 imagens do quadro desta página em um painel chamado "A Beautiful Odyssey" no seu próprio Pinterest. Ah, a pessoa tem ainda que preencher um cadastro no site da marca. Depois basta ir colocando fotos que representem o amor no dia a dia para rechear o seu board. Legal, né?!

Não encontrei quais os critérios que vão usar para escolher o vencedor mas achei o exercício bem legal e interessante. E muito mais interativo que a ação no Facebook que, sinceramente, está mais para um "Você Decide" da Globo nos anos 90 que uma ação de marketing 2.0.

Ah, um detalhe estranho. Apesar da 7 For All Mankind ter loja no Brasil, não aparece nenhuma opção para selecionar quando entramos no site. Nem Brasil e nem America Latina....Selecionei North America por ser a mais próxima...

James Franco curtindo as filmagens...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Admirável Mundo Novo é um livro admirável!

Confesso que li “Admirável Mundo Novo” com um pouco de resistência. Achei que fosse encontrar uma história batida, com cara de passada, afinal, tudo o que sabia do livro era que contava sobre um mundo no futuro onde tudo era previamente planejado e programado, todos eram felizes mas que, para chegarem a este estado, as pessoas eram totalmente controladas pelo governo. Capa do livro Não que esteja errado. É basicamente isto mesmo. Mas “Admirável Mundo Novo” é muito mais do que só isto. É um livro inteligente e muito interessante. Ao apresentar um mundo tão planejado e controlado, Huxley encontrou uma forma criativa de discutir a dificuldade que as pessoas têm de lidar com a liberdade. Ele parte de um raciocínio simples (e até lógico): se todos querem ser felizes, por que não construir um mundo em que ser feliz aconteça de maneira automática? Assim, basta seguir regras simples e as pessoas terão tudo aquilo que desejam e podem desejar: dinheiro, roupas, satisfação profissional...

MUJI e ItoYa, lojas incríveis japonesas

Em Tóquio encontramos lojas de todos os tipos. Nas minhas férias descobri várias e vou falando delas aos poucos aqui no blog. Interior da loja Muji Uma delas eu já conhecia e gostava muito: a MUJI. A primeira vez que conheci a marca foi em Paris em 2008 e fiquei encantado com o conceito da loja :”Produtos sem marca e com qualidade”. Isto significa que eles procuram oferecer ao mercado produtos onde o foco é o design e a qualidade do produto e não cobram caro por isto. É, na verdade, uma espécie de protesto ao consumo excessivo de artigos de luxo, uma realidade que é presente no Japão há muito tempo e que instigou os fundadores da MUJI em criar a empresa para mostrar que não é preciso pagar caro para se ter produtos de qualidade. Muji Yurakucho Muji Ginza Bom, a loja cresceu rapidamente e a MUJI é hoje uma empresa gigante que oferece todo tipo de produto: desde alimentos até móveis, passando, é claro, pela moda. As coleções da MUJI são mais básicas com um design b...

Tommy Nutter, uma lenda na moda britânica e mundial

Devo confessar: quando fui à exposição de Tommy Nutter no museu de Moda e Têxtil de Londres não tinha a menor ideia de quem ele era. Mas fiquei impressionado com a qualidade do trabalho apresentado na exposição e pesquisei mais sobre ele. Tá certo que demorou um pouco para eu colocar aqui no blog (tipo quase um ano..rs) mas coloquei. Durante a exposição tirei várias fotos das peças que ele criou durante sua impressionante carreira. Pesquisando sobre Nutter na internet, descobri que o que já tinha percebido pela exposição era verdade: ele foi uma pessoa que revolucionou o mundo da alfaiataria masculina. Trabalhando no número 35 da rua mais tradicional de Alfaiataria em Londres, a Saville Row, Tommy apresentou um design inovador em cortes convencionais, mostrando ao mercado e ao mundo que é sim possível inovar no mundo da moda masculina.  Ternos com modelagens inusitadas, cores que refletem o espírito jovem da época em que foram elaborados, pequenos detalh...