Quando escrevia no V!preview, lançamos a coluna “MarcasHein?!” para apresentar marcas
desconhecidas mas que tinham alguma coisa de especial. Era uma tarefa difícil
pois o público do site é formado por pessoas que trabalham com moda e pesquisam
o tempo todo.. mas sempre encontrávamos várias marcas novas na internet, nas
revistas, em todos os lugares.
Recentemente vi que uma loja multimarcas no Center 3 estava
vendendo a coleção da G Star e, conversando com a vendedora, fiquei triste em
confirmar o que já suspeitava: ninguém conhece a marca aqui no Brasil. Ela
disse que as pessoas gostavam das peças mas achavam muito caras e que ninguém
entendia como poderia custar o mesmo que uma calça Diesel. Bom, quem convive no
mundo da moda jeanswear sabe muito bem quem é a G Star e entende porque uma
calça da marca custa o mesmo que uma da Diesel e de outras marcas semelhantes
como Seven e afins. Eu até acho que elas podiam (e deviam) até custar mais,
afinal a marca é uma das maiores (senão a maior) influenciadoras da moda
jeanswear. Todas as vezes que entrei numa loja da marca, quis comprar quase
tudo. Logicamente, não pude comprar quase nada, mas faz parte da vida...
Resolvi, então, falar aqui no blog de algumas marcas que são
gigantes e grandes referências na moda mas que, por algum motivo, não são conhecidas para quem não vive o dia-a-dia
do mundo jeanswear. Vou falando aos poucos, sem muito compromisso. Mas vamos lá para o primeiro:
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| Campanha com foto onde o número 96 (que se refere ao ano quando lançaram a calça Raw) |
Holandesa, a marca lançada em 1989 como Gap Star. mudou o
nome (por motivos óbvios) para G-Star quando quis se internacionalizar. Em 1996
lançaram o primeiro jeans Raw (crú) sem lavagem no mercado e fez muito sucesso.
Desde então a marca adotou este conceito e incorporou o conceito Raw ao nome,
passando a ser chamada G Star Raw. As
suas coleções têm inspirações militares, urbanas e o forte é o jeans. A empresa
optou por colocar o produto como o seu principal foco de atenção e tem inovado
e laçado muitas novidades no mercado. Tecidos tecnológicos, novos processos de
lavagem e tratamento estão sempre presentes nas coleções novas da marca. É
fácil perceber que há um investimento contínuo em produtos melhores. Talvez
seja até por este foco em produto que a marca não seja tão conhecida do grande
público, como a Seven e a Diesel que investem pesadamente em Branding e ações
de Marketing.
Veja o vídeo abaixo com a participação da marca na última
Bread & Butter:
Os investimentos em campanhas da G Star são mais restritos
mas ainda assim são bem relevantes. E o legal deles é que eles têm uma
característica tão forte que são reconhecidos por detalhes que se tornam a “assinatura”
da marca. A filigrana dos bolsos traseiros nas calças é uma assinatura bem
marcante da marca.
| Foto com o filigrana característico da marca no bolso traseiro das calças |
Outra assinatura bem legal é a espécie de “filtro” de imagem
das suas campanhas. É como se fosse uma luz e um tratamento de imagem especiais
que, ao vermos, reconhecemos imediatamente como da campanha da G Star, independente
da estação. Este “filtro” é, na verdade, criação do fotógrafo Anton Corbijn, holandês
como a marca. As fotos sempre têm um forte appeal jeanswear e são bem bonitas.
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| Campanha com o "filtro" característico de Anton Corbijn |
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| Outra imagem usada em campanha, com look forte jeanswear |
Uma
das campanhas de marketing mais comentadas da marca foi a de 2010 quando colocou
o campeão mundial de xadrez Magnus Carlsen como par da atriz Liv Tyler. O
lançamento da campanha contou até com um jogo dele contra o “mundo” em NY:
Mas o principal da G Star são mesmo as peças. Uma mais linda
do que a outra. As calças, jaquetas, calçados, bolsas, enfim, tudo que existe
na loja é incrível. Nisto eles são imbatíveis. Finalizo este post com alguns
vídeos de desfiles.
Ah, antes de acabar, vale lembrar que eles estão finalmente investindo no mercado brasileiro, com peças em diversas multimarcas, na The Jeans Boutique e um showroom nos Jardins. Ebaaa!!



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