Pular para o conteúdo principal

Branding classe A




Branding é a estratégia de marca que as empresas usam para fixar a imagem e reputação da marca no mercado e na cabeça dos seus clientes.
Para empresas de moda, Branding é fundamental pois é o que define o posicionamento na percepção do consumidor, é o que faz as pessoas valorizarem o produto que estas marcas possuem. Tanto que grandes exemplos de branding estão diretamente relacionados ao mundo da moda, como é o caso de marcas mega globais como Nike, Adidas, Converse, Louis Vuitton, dentre tantas outras.
Consistência e clareza no posicionamento são pontos fundamentais para o sucesso de qualquer estratégia de Branding. Vou falar aqui de dois exemplos bem legais de Branding bem sucedidos no mundo da moda: Abercrombie e American Apparel (por isto o classe “A” do título do post J).

A Abercrombie é uma marca que tem uma imagem muito bem definida no mercado. Todos conhecem o seu estilo, sabem como é o seu produto e, de uma forma geral, têm uma certeza do que vão encontrar em qualquer loja da marca. Na minha opinião, a estratégia de Branding deles é muito bem sucedida exatamente porque eles conseguiram definir muito detalhadamente o tipo de produto e o tipo de posicionamento que a marca tem com o mercado.
Marca com mais de 100 anos, a Abercrombie quase faliu nos anos 70. Depois de encontrar o tipo de produto e o tipo de mensagem que conversava com o seu público, ela foi firmando o posicionamento por meio de diversas ações de Marketing: nas propagandas, no estilo das roupas, na decoração das lojas, na apresentação do produto.


Eles optaram por explorar o lado sexy da juventude. Embora teoricamente, esta sexualidade seja usada tanto no lado masculino como no feminino, há muito tempo percebe-se que a empresa tende a explorar muito mais o lado masculino, com imagens de homens jovens lindos, com corpos perfeitos em todas as suas lojas.
Estas imagens estão em todos os lugares: nas paredes das lojas, nos comerciais da marca os homens são os mais usados nas imagens e ações das campanhas. Veja o vídeo abaixo de uma das últimas campanhas da marca:





Esta imagem de homens jovens, lindos e sarados ficou tão atrelada à marca que nos EUA a Abercrombie virou praticamente um adjetivo, para classificar e diferenciar as pessoas. Como toda empresa americana, a Abercrombie tem uma tendência a valorizar a cultura e os recursos americanos e, por este motivo, ela estabeleceu que escolheria os modelos em testes nas próprias lojas da rede nos EUA. Uma equipe de profissionais sai viajando pelos EUA para recrutar os novos modelos.

Sacola de compras da Abercrombie

Esta estratégia dá uma boa visibilidade (pois causa um frisson nas cidades, quando ocorre o casting) e passa uma imagem bem positiva para todos os consumidores americanos. Sem contar com a grande vantagem de não ter que arcar com os custos reais de modelos de alto nível.
A ideia da empresa é usar modelos que sejam iguais aos consumidores que ela pretende alcançar: jovens universitários entre 18 e 22 anos. O público efetivo da loja é bem mais amplo que esta limitação mas acho que poderiam ser enquadrados em “wannabe 18 -22” (gostariam de ter entre 18 e 22 anos). O vídeo abaixo mostra como é o processo de casting nas cidades.




Um detalhe muito importante foi escolhido com cuidado pela Abercrombie: a identidade visual. Para usar algo clássico e que remetesse ao sexy de forma atemporal, a marca optou por trabalhar sempre com uma luz específica em fotos preto e branco. A consistência foi tão grande que quem conhece bem a marca consegue reconhecer o tipo de imagem da Abercrombie de forma muito rápida e direta.

interior de uma das lojas da Abercrombie

O clima das lojas também remete ao universo jovem. Escuras e com um música eletrônica dançante num volume bem semelhante ao de uma discoteca, as lojas da Abercrombie têm uma atmosfera bem jovem e cool. É bem difícil ver as roupas mas isto não importa muito, afinal, o que vale é a experiência. O vídeo abaixo mostra o interior de uma loja de NY. O legal é que o vídeo foi feito por algum consumidor então dá para sentir bem o espírito da loja:






Nas principais lojas, a marca sempre deixa modelos sem camisa para receber os clientes e para tirar fotos com as pessoas que fazem compras nas lojas. Na abertura das lojas, em geral, eles fazem um verdadeiro desfile de homens sem camisa que, em geral, chama muito a atenção de toda a cidade. Veja o vídeo da abertura da loja da marca em Cingapura:
Fila de modelos na abertura da Abercrombie em Cingapura



Agora o mais legal de toda a estratégia é que eles conseguiram adaptar muito bem o produto para o conceito da marca. Inspirado no look college, os produtos têm um visual muito específico e previsível. E o que é o melhor para marca: muito pouco suscetível às variações tão comuns no mundo da moda. Os produtos variam muito pouco de coleção para coleção, o estilo é sempre parecido, as novidades aparecem mas são sempre muito próximas ao que já existe na loja. Isto dá à marca uma previsibilidade muito valiosa e difícil de ser obtida no mundo da moda.

Página de produtos no site

Guia de estilo Preppy da Abercrombie

Basta olhar no site da Abercrombie para entender como são os produtos (dá até para comprar. Eles entregam no Brasil!). Lá eles têm até um guia de roupas onde modelos mostram como montar os looks Abercrombie.
Todos os detalhes foram cuidadosamente trabalhados pela marca e hoje ela tem uma imagem muito forte e muito bem definida no mercado. Uma estratégia de Branding muito bem sucedida. E o principal motivo do sucesso é, na minha opinião, a clareza e consistência das ações planejadas pela marca.
É, o post acabou ficando muito grande. Vou deixar para falar da American Apparel num próximo post aqui no blog!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Admirável Mundo Novo é um livro admirável!

Confesso que li “Admirável Mundo Novo” com um pouco de resistência. Achei que fosse encontrar uma história batida, com cara de passada, afinal, tudo o que sabia do livro era que contava sobre um mundo no futuro onde tudo era previamente planejado e programado, todos eram felizes mas que, para chegarem a este estado, as pessoas eram totalmente controladas pelo governo. Capa do livro Não que esteja errado. É basicamente isto mesmo. Mas “Admirável Mundo Novo” é muito mais do que só isto. É um livro inteligente e muito interessante. Ao apresentar um mundo tão planejado e controlado, Huxley encontrou uma forma criativa de discutir a dificuldade que as pessoas têm de lidar com a liberdade. Ele parte de um raciocínio simples (e até lógico): se todos querem ser felizes, por que não construir um mundo em que ser feliz aconteça de maneira automática? Assim, basta seguir regras simples e as pessoas terão tudo aquilo que desejam e podem desejar: dinheiro, roupas, satisfação profissional...

MUJI e ItoYa, lojas incríveis japonesas

Em Tóquio encontramos lojas de todos os tipos. Nas minhas férias descobri várias e vou falando delas aos poucos aqui no blog. Interior da loja Muji Uma delas eu já conhecia e gostava muito: a MUJI. A primeira vez que conheci a marca foi em Paris em 2008 e fiquei encantado com o conceito da loja :”Produtos sem marca e com qualidade”. Isto significa que eles procuram oferecer ao mercado produtos onde o foco é o design e a qualidade do produto e não cobram caro por isto. É, na verdade, uma espécie de protesto ao consumo excessivo de artigos de luxo, uma realidade que é presente no Japão há muito tempo e que instigou os fundadores da MUJI em criar a empresa para mostrar que não é preciso pagar caro para se ter produtos de qualidade. Muji Yurakucho Muji Ginza Bom, a loja cresceu rapidamente e a MUJI é hoje uma empresa gigante que oferece todo tipo de produto: desde alimentos até móveis, passando, é claro, pela moda. As coleções da MUJI são mais básicas com um design b...

Tommy Nutter, uma lenda na moda britânica e mundial

Devo confessar: quando fui à exposição de Tommy Nutter no museu de Moda e Têxtil de Londres não tinha a menor ideia de quem ele era. Mas fiquei impressionado com a qualidade do trabalho apresentado na exposição e pesquisei mais sobre ele. Tá certo que demorou um pouco para eu colocar aqui no blog (tipo quase um ano..rs) mas coloquei. Durante a exposição tirei várias fotos das peças que ele criou durante sua impressionante carreira. Pesquisando sobre Nutter na internet, descobri que o que já tinha percebido pela exposição era verdade: ele foi uma pessoa que revolucionou o mundo da alfaiataria masculina. Trabalhando no número 35 da rua mais tradicional de Alfaiataria em Londres, a Saville Row, Tommy apresentou um design inovador em cortes convencionais, mostrando ao mercado e ao mundo que é sim possível inovar no mundo da moda masculina.  Ternos com modelagens inusitadas, cores que refletem o espírito jovem da época em que foram elaborados, pequenos detalh...