Pular para o conteúdo principal

Prada e a excelência em criação de conteúdo digital

É interessante perceber como as marcas de luxo abraçaram o mercado digital, especialmente na criação de conteúdo digital de alta qualidade. E a Prada é uma das marcas mais engajadas neste movimento. 

Uma das características do mercado de luxo é o aspecto mais aspiracional e hedônico do consumo. O status e a sofisticação presentes no universo das marcas de luxo é alimentado não só por produtos exclusivos, raros, e design únicos, mas também pelas ações de posicionamento das marcas que colocam em evidência um lifestyle repleto de glamour e que conquista a todos os consumidores que admiram e desejam estas marcas. 

Quando a criação de vídeos para o mercado digital ganhou força e se tornou presente nos feeds dos consumidores nas redes sociais, as marcas de luxo encontraram uma forma de criar conteúdos e mostrar os seus produtos de uma maneira mais natural, apresentando situações nas quais o seu universo criativo poderia ser expresso livremente. Para isso, contudo, a produção dos vídeos deveria ser profissional e de muito bom gosto. Aí as marcas perceberam uma possibilidade única: ingressar na indústria de produção de cinema e séries, aliando a criação de conteúdo onde seu lifestyle e seus produtos aparecessem em destaque a partir do patrocínio de projetos independentes e inovadores de cinema. 

Há 10 anos, a Prada lançou o curta metragem "A Therapy" dirigido por Roman Polanski e estrelado por Helena Bonham Carter e Ben Kingsley, onde é possível ver em detalhes todo o glamour e sofisticação da marca:




O projeto é inovador e chamou a atenção do mercado de luxo, dos consumidores da marca e dos fãs de cinema, pois perceberam um novo canal para lançamento de projetos independentes e criativos. Isso foi consolidado no ano seguinte, quando a Prada financiou e lançou o curta Castello Cavalcanti dirigido pelo diretor super aclamado Wes Anderson e foi um grande sucesso no mundo cinematográfico:




Desde então a marca lançou diversos tipos diferentes de conteúdo, com destaque para a minissérie The Postman, com diversos curtas dirigidos por Autumn de Wilde, onde a estética do vídeo fascina os espectadores e os produtos da Prada aparecem com muito destaque:

 

E também o The Delivery Man, um trio de clips cinematográficos feitos em 2018 para apresentar um modelo de bolsa lançado pela marca, a Prada Cahier handbag. Os três curtas foram dirigidos pelo cinesta Ryan Hope e contou com a atuação do vencedor do Oscar J.K. Simmons:



É impressionante ver a qualidade dos filmes e é uma verdadeira aula de branding perceber como a marca acerta ao escolher criar conteúdos onde o seu produto e o seu lifestyle são apresentados de maneira tão natural e inspiradora. Esta estratégia ousada e bem direcionada para a marca mostra que não é à toa que a Prada é, e deve se manter por muito tempo, como uma das marcas mais prestigiadas do mundo. 

Há algum tempo, na versão anterior do blog, fiz um post parecido com este, falando de um programa muito interessante da Miu Miu, marca do mesmo grupo. A marca financia há mais de uma década agora, o projeto Women´s Tales, onde viabiliza a produção de curtas metragens dirigidos e criados por mulheres. Os filmes são extremamente interessantes e inspiradores. Para saber mais, acesse o post antigo, clicando aqui. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MUJI e ItoYa, lojas incríveis japonesas

Em Tóquio encontramos lojas de todos os tipos. Nas minhas férias descobri várias e vou falando delas aos poucos aqui no blog. Interior da loja Muji Uma delas eu já conhecia e gostava muito: a MUJI. A primeira vez que conheci a marca foi em Paris em 2008 e fiquei encantado com o conceito da loja :”Produtos sem marca e com qualidade”. Isto significa que eles procuram oferecer ao mercado produtos onde o foco é o design e a qualidade do produto e não cobram caro por isto. É, na verdade, uma espécie de protesto ao consumo excessivo de artigos de luxo, uma realidade que é presente no Japão há muito tempo e que instigou os fundadores da MUJI em criar a empresa para mostrar que não é preciso pagar caro para se ter produtos de qualidade. Muji Yurakucho Muji Ginza Bom, a loja cresceu rapidamente e a MUJI é hoje uma empresa gigante que oferece todo tipo de produto: desde alimentos até móveis, passando, é claro, pela moda. As coleções da MUJI são mais básicas com um design b...

Academias especializadas, o futuro do mercado de fitness?

Foto: People Magazine O mercado de fitness é um dos que mais cresce em todo o mundo e, com o crescimento do mercado, opções mais especializadas vêm surgindo no mercado. As grandes redes de academia no Brasil têm investido nessa especialização, criando aulas especiais, como a Race Bootcamp da BioRitmo:  Mas acredito que a tendência de termos academias especializadas em um só tipo de atividade deve chegar nos próximos anos no Brasil. Tanto que academias como a Velocity e Spin Your Soul, focadas em Spinning e as dezenas de estudios de Pilate e Yogas têm ganhado cada vez mais espaço . Dois exemplos bem legais de NY mostram como esse serviço pode ser especializado e mudar um pouco a dinâmica do mercado: a Brrrn é uma academia para se fazer yoga ou exercícios funcionais no frio. Mas frio mesmo: as salas variam de 7 a 15 graus, dependendo da atividade física realizada. A temperatura é definida para aprimorar a performance e o uso de luvas e gorros é sugerido! Brrrn Ja ...

Performances que emocionam

Neste meio período sabático que tirei aqui do blog, passei por assuntos que achei interessante e que gostaria de ter escrito sobre eles. Com o tempo, a vontade de falar de quase todos eles foi passando, mas tem dois assuntos que realmente curti. Nenhum deles é novidade e, na verdade, só gostaria de registrá-los aqui no blog. Para a minha surpresa, o primeiro deles fala sobre Marina Abramovic e ela terá uma exposição no fim do mês em São Paulo. Então, nem é tão random assim :) O primeiro é um vídeo que ficou super famoso na internet (já tem quase 10 milhões de visualizações) mas que eu não conhecia e fiquei super emocionado quando soube da história. É sobre a artista Marina Abramovic. O MoMa fez uma retrospectiva de sua carreira, com todas as suas obras em 2010 e, ao final da exposição, tinha uma performance chamada "A artista está presente" onde ela ficava por horas no museu, sentada quieta e uma pessoa por vez sentava à sua frente por alguns segundos. Esta obra, na ve...