Pular para o conteúdo principal

FFI, Fashion Facebook Index

Hoje descobri que existe um índice que mede a penetração das marcas de moda no Facebook e no Twitter.. Simplesmente tudo a ver com o que escrevo neste blog.. perfeito!

O serviço de medição é feito pela Stylophane, uma agência de Marketing interativo focado em moda. No índice, eles dividem as empresas em algumas categorias como Moda  Denim, Calçados, Beleza, Revistas e Lojas.



Para cada categoria, eles criaram grupos Bronze, Prata, Ouro e Platina, uma estratégia inteligente para que seja possível analisar empresas de portes e focos de atuação distintos, afinal,  não é possível comparar uma empresa com alcance global como a Levi's com seus mais de 6 milhões de pessoas conectadas a empresas locais como a Ellus que possui pouco mais de 6 mil usuários..

Para o índice é considerada, principalmente, a quantidade de pessoas que "curtem" a página da empresa o que, no mundo real, pode ser traduzido como a quantidade de pessoas conectadas à marca e que recebem em suas páginas as atualizações feitas pela empresa no Facebook.

Na tabela publicada no site eles colocam, ainda, outros itens como quantidade de posts, comentários e "likes" mas pela quantidade de "zeros" na tabela é de se duvidar que os números estejam realmente sendo atualizados.. O que é uma pena, pois seria bem legal se estivessem funcionando... É muito importante considerar não apenas a quantidade de pessoas mas também a movimentação dos contatos e interações realizados dentro da página da empresa.

De qualquer forma, é muito interessante descobrir que existe algo tão focado e que tem sido feito há algum tempo. De tempos em tempos, o site publica notícias na seção que eles chamam de "Facebook Superstars" com os highlights do mês, mostrando, de forma resumida, quais as empresas que mais se destacaram no Facebook no momento.

Facebook Superstars
É bem interessante navegar pelo índice, sobretudo se você está procurando ações de empresas no Facebook pois para aumentar o número de fãs são necessárias algumas ações de Marketing bem sucedidas..

Lá descobri informações que nunca iria imaginar. Sabe qual o primeiro lugar em moda, por exemplo? Eu pensei que seria H&M, Nike ou Adidas.. mas não.. é a Converse com mais de 20 milhões de fãs! O mundo do denim é denominado pela Levi's com mais de 6 milhões de pessoas conectadas. Na Beleza, MAC e Dove quase empatadas em primeiro lugar. Entre os revendedores, Victoria's Secret aparece em primeiro lugar com 14 milhões e Zara em segundo com 9 milhões. Entre as revistas o primeiro lugar é logicamente da Vogue! Aqui acho que a tradição vale realmente muito..

Bem inteligente a iniciativa da Stylophana pois é uma forma de monitorar o mercado alvo e agregar valor, oferecendo informações valiosas de maneira gratuita para o mercado. Assim, além de se tornar referência no mercado, a Stylophana consegue atrair a atenção de clientes potenciais que desejam atuar no mundo das redes sociais. Uma forma interessante que a empresa encontrou para tornar este índice uma ferramenta de captação de clientes é que para ser indexado no índice você deve preencher um formulário para a empresa, automaticamente se tornando um prospect para ações futuras.

Fica a ressalva, contudo, dos demais índices que não são atualizados corretamente pela Stylophana.. Tenho estudado um índice que consiga mensurar a interação e atuação das empresas nas redes sociais mas sempre é um pouco complicado.. alguém tem alguma sugestão?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MUJI e ItoYa, lojas incríveis japonesas

Em Tóquio encontramos lojas de todos os tipos. Nas minhas férias descobri várias e vou falando delas aos poucos aqui no blog. Interior da loja Muji Uma delas eu já conhecia e gostava muito: a MUJI. A primeira vez que conheci a marca foi em Paris em 2008 e fiquei encantado com o conceito da loja :”Produtos sem marca e com qualidade”. Isto significa que eles procuram oferecer ao mercado produtos onde o foco é o design e a qualidade do produto e não cobram caro por isto. É, na verdade, uma espécie de protesto ao consumo excessivo de artigos de luxo, uma realidade que é presente no Japão há muito tempo e que instigou os fundadores da MUJI em criar a empresa para mostrar que não é preciso pagar caro para se ter produtos de qualidade. Muji Yurakucho Muji Ginza Bom, a loja cresceu rapidamente e a MUJI é hoje uma empresa gigante que oferece todo tipo de produto: desde alimentos até móveis, passando, é claro, pela moda. As coleções da MUJI são mais básicas com um design b...

Academias especializadas, o futuro do mercado de fitness?

Foto: People Magazine O mercado de fitness é um dos que mais cresce em todo o mundo e, com o crescimento do mercado, opções mais especializadas vêm surgindo no mercado. As grandes redes de academia no Brasil têm investido nessa especialização, criando aulas especiais, como a Race Bootcamp da BioRitmo:  Mas acredito que a tendência de termos academias especializadas em um só tipo de atividade deve chegar nos próximos anos no Brasil. Tanto que academias como a Velocity e Spin Your Soul, focadas em Spinning e as dezenas de estudios de Pilate e Yogas têm ganhado cada vez mais espaço . Dois exemplos bem legais de NY mostram como esse serviço pode ser especializado e mudar um pouco a dinâmica do mercado: a Brrrn é uma academia para se fazer yoga ou exercícios funcionais no frio. Mas frio mesmo: as salas variam de 7 a 15 graus, dependendo da atividade física realizada. A temperatura é definida para aprimorar a performance e o uso de luvas e gorros é sugerido! Brrrn Ja ...

Performances que emocionam

Neste meio período sabático que tirei aqui do blog, passei por assuntos que achei interessante e que gostaria de ter escrito sobre eles. Com o tempo, a vontade de falar de quase todos eles foi passando, mas tem dois assuntos que realmente curti. Nenhum deles é novidade e, na verdade, só gostaria de registrá-los aqui no blog. Para a minha surpresa, o primeiro deles fala sobre Marina Abramovic e ela terá uma exposição no fim do mês em São Paulo. Então, nem é tão random assim :) O primeiro é um vídeo que ficou super famoso na internet (já tem quase 10 milhões de visualizações) mas que eu não conhecia e fiquei super emocionado quando soube da história. É sobre a artista Marina Abramovic. O MoMa fez uma retrospectiva de sua carreira, com todas as suas obras em 2010 e, ao final da exposição, tinha uma performance chamada "A artista está presente" onde ela ficava por horas no museu, sentada quieta e uma pessoa por vez sentava à sua frente por alguns segundos. Esta obra, na ve...