Pular para o conteúdo principal

Vídeos e ações de Marketing na web que valem a pena

Faz um tempinho que não falo de vídeos e ações legais que achei pela internet. Mas vi algumas coisas que curti bastante e resolvi reunir para compartilhar aqui.

A primeira é o vídeo que a VW fez para a despedida da Kombi. Ele está bombando na internet (já está com quase 2 milhões de views no You Tube) mas não tem como um profissional de Marketing não comentar sobre o vídeo. Que ação maravilhosa!

Fiquei tocado com o cuidado que a Volkswagen teve em fazer um vídeo tão especial para TIRAR um produto do mercado. Toda a história levantada, as pessoas especiais relacionadas ao produto, a ideia super criativa de deixar um testamento e pensar em presentes tão únicos como os que foram entregues e uma qualidade simplesmente impecável no roteiro, direção e filmagem, mostram uma empresa que sabe o valor que os seus produtos têm no mercado e na vida dos consumidores. Mil pontos para eles pela ação institucional que emociona qualquer um. Até eu, que sempre achei a Kombi meio sem-graça, fiquei com nó na garganta quando vi o comercial:




Outro vídeo que chamou a atenção foi esta abertura pra lá de polêmica dos Simpsons. Em tempos de discussões e discussões sobre os preços impressionantemente baixos das peças na Forever 21, nada melhor que a abertura dos Simpsons feita em parceria com o artista de rua Banksy para apimentar a discussão. Nela, ele mostra uma fábrica asiática com trabalhadores infantis, ratos, ursos pandas e até unicórnios, trabalham escravizados, infelizes e cansados para produzir materiais promocionais dos Simpsons. Um vídeo extremamente forte e direto que retrata a triste realidade que existem em diversos países pobres e que todos esquecemos quando compramos roupas, sem ligar para a origem das peças.

Vendo o vídeo, ficamos impressionados em saber que ele foi mesmo veiculado pela FOX americana em 10 de outubro de 2010. A repercussão foi global, com todos surpresos pela forma seca e direta como o assunto foi apresentado. Só no You Tube já são quase 15 milhões de visualizações. Ainda não viu? É só clicar no play, logo abaixo:




Agora uma coisa mais up que tem animado a minha rotina. Um desafio simples: você consegue ser feliz 100 dias seguidos? Para ajudar as pessoas a pensarem e agirem neste sentido, o site 100 Happy Days pede para você se cadastrar e passar a registrar uma foto por dia que esteja relacionada a sua felicidade.

Basta fotografar e compartilhar pelo Twitter, Facebook ou Instagram. E eles deixam claro: não se trata de um concurso. É um desafio pessoal. O objetivo principal é fazer as pessoas refletirem sobre o que fazem elas felizes no dia a dia. Além disto, para os mais reservados, há a possibilidade de não compartilhar nada. As fotos podem ser enviadas por email ou para o site e só serão visíveis para a própria pessoa. O principal é criar um meio de acompanhar se as fotos estão sendo mesmo registradas.



O site está disponível em várias línguas e acompanhar o que faz as pessoas felizes é fácil, principalmente pelo Instagram. Basta ver as fotos publicadas com o hashtag #100happydays. Eles sugerem (e é bom mesmo) que você também crie a sua própria hashtag para poder acompanhar as suas próprias fotos nas suas redes sociais. Assim, por exemplo, eu criei a #100daysfabiosandes para ver o que fui publicando ao longo do tempo. Já estou no dia 21 e posso dizer que é um processo bem rico e interessante. Vale a pena experimentar :)







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Admirável Mundo Novo é um livro admirável!

Confesso que li “Admirável Mundo Novo” com um pouco de resistência. Achei que fosse encontrar uma história batida, com cara de passada, afinal, tudo o que sabia do livro era que contava sobre um mundo no futuro onde tudo era previamente planejado e programado, todos eram felizes mas que, para chegarem a este estado, as pessoas eram totalmente controladas pelo governo. Capa do livro Não que esteja errado. É basicamente isto mesmo. Mas “Admirável Mundo Novo” é muito mais do que só isto. É um livro inteligente e muito interessante. Ao apresentar um mundo tão planejado e controlado, Huxley encontrou uma forma criativa de discutir a dificuldade que as pessoas têm de lidar com a liberdade. Ele parte de um raciocínio simples (e até lógico): se todos querem ser felizes, por que não construir um mundo em que ser feliz aconteça de maneira automática? Assim, basta seguir regras simples e as pessoas terão tudo aquilo que desejam e podem desejar: dinheiro, roupas, satisfação profissional...

MUJI e ItoYa, lojas incríveis japonesas

Em Tóquio encontramos lojas de todos os tipos. Nas minhas férias descobri várias e vou falando delas aos poucos aqui no blog. Interior da loja Muji Uma delas eu já conhecia e gostava muito: a MUJI. A primeira vez que conheci a marca foi em Paris em 2008 e fiquei encantado com o conceito da loja :”Produtos sem marca e com qualidade”. Isto significa que eles procuram oferecer ao mercado produtos onde o foco é o design e a qualidade do produto e não cobram caro por isto. É, na verdade, uma espécie de protesto ao consumo excessivo de artigos de luxo, uma realidade que é presente no Japão há muito tempo e que instigou os fundadores da MUJI em criar a empresa para mostrar que não é preciso pagar caro para se ter produtos de qualidade. Muji Yurakucho Muji Ginza Bom, a loja cresceu rapidamente e a MUJI é hoje uma empresa gigante que oferece todo tipo de produto: desde alimentos até móveis, passando, é claro, pela moda. As coleções da MUJI são mais básicas com um design b...

Tommy Nutter, uma lenda na moda britânica e mundial

Devo confessar: quando fui à exposição de Tommy Nutter no museu de Moda e Têxtil de Londres não tinha a menor ideia de quem ele era. Mas fiquei impressionado com a qualidade do trabalho apresentado na exposição e pesquisei mais sobre ele. Tá certo que demorou um pouco para eu colocar aqui no blog (tipo quase um ano..rs) mas coloquei. Durante a exposição tirei várias fotos das peças que ele criou durante sua impressionante carreira. Pesquisando sobre Nutter na internet, descobri que o que já tinha percebido pela exposição era verdade: ele foi uma pessoa que revolucionou o mundo da alfaiataria masculina. Trabalhando no número 35 da rua mais tradicional de Alfaiataria em Londres, a Saville Row, Tommy apresentou um design inovador em cortes convencionais, mostrando ao mercado e ao mundo que é sim possível inovar no mundo da moda masculina.  Ternos com modelagens inusitadas, cores que refletem o espírito jovem da época em que foram elaborados, pequenos detalh...