Pular para o conteúdo principal

Press Release? That´s so yesterday!!! Será?


Desde que a internet começou a se popularizar, os blogs têm sido o principal meio de comunicação dos consumidores com o resto do mundo. Pelos blogs, eles passaram a ter uma voz que foi amplificada com o crescimento expressivo das redes sociais nos últimos anos.

Nada disto é novidade. O que percebemos, contudo, é que não apenas as pessoas ganharam independência para expressar suas opiniões mas também as empresas passaram a usar este veículo como forma de interagir com todos os seus stakeholders. (para quem não está familiarizado com este termo - que, na verdade, nem é tão famoso assim, é só usado no mundo da Administração - stakeholders são todos os públicos que possuem algum interesse nas ações da empresa. Em geral, é formado pelos consumidores, acionistas, fornecedores, imprensa especializada e, de uma forma mais ampla, a sociedade. Mas esta última depende muito do tamanho da empresa).

Nos últimos anos, empresas de todos os portes têm investido na criação de seus próprios blogs e passaram a substituir os antigos releases para a imprensa para posts oficiais nos blogs. Isto faz com que o release de imprensa tenda a ser algo obsoleto, um instrumento que, ao que tudo indica, vai ficar no passado.

O maior exemplo disto é o Google que tem um blog super legal onde publica todas as suas novidades para o mercado. E ele também tem a versão feita pela filial brasileira. Lá eles colocam posts e vídeos sobre os seus novos produtos, como o exemplo abaixo. Ah, basta clicar nas palavras em azul para acessar os blogs, ok?!


Outras grandes empresas têm investido nisto como a Natura, a Fiat (que tem feito blogs por produtos, como o Linea) e C&A. Há empresas ainda mais moderninhas e que já nem usam mais os blogs para comunicar. Partem direto para as redes sociais. Recentemente, Mark Zuckerberg, dono do Facebook, anunciou ao mercado pela sua página pessoal no Facebook a compra do Instagram. Rapidamente a notícia foi espalhada na mídia.

Página pessoal de Mark Zuckerberg anunciando a compra do Instagram

Mas este novo cenário já está em prática? É o que deve acontecer no Brasil? Tudo indica que não. Pelo menos, não por enquanto. Perceber isto é simples: basta fazer uma busca pela internet, buscando blogs de empresas e percebemos que a maior parte das empresas ainda investe no release como principal forma de comunicar suas novidades ao mercado. É a forma mais tradicional e segura de se comunicar. E de garantir à imprensa um certo tipo de exclusividade e poder em relação à notícia.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Admirável Mundo Novo é um livro admirável!

Confesso que li “Admirável Mundo Novo” com um pouco de resistência. Achei que fosse encontrar uma história batida, com cara de passada, afinal, tudo o que sabia do livro era que contava sobre um mundo no futuro onde tudo era previamente planejado e programado, todos eram felizes mas que, para chegarem a este estado, as pessoas eram totalmente controladas pelo governo. Capa do livro Não que esteja errado. É basicamente isto mesmo. Mas “Admirável Mundo Novo” é muito mais do que só isto. É um livro inteligente e muito interessante. Ao apresentar um mundo tão planejado e controlado, Huxley encontrou uma forma criativa de discutir a dificuldade que as pessoas têm de lidar com a liberdade. Ele parte de um raciocínio simples (e até lógico): se todos querem ser felizes, por que não construir um mundo em que ser feliz aconteça de maneira automática? Assim, basta seguir regras simples e as pessoas terão tudo aquilo que desejam e podem desejar: dinheiro, roupas, satisfação profissional...

MUJI e ItoYa, lojas incríveis japonesas

Em Tóquio encontramos lojas de todos os tipos. Nas minhas férias descobri várias e vou falando delas aos poucos aqui no blog. Interior da loja Muji Uma delas eu já conhecia e gostava muito: a MUJI. A primeira vez que conheci a marca foi em Paris em 2008 e fiquei encantado com o conceito da loja :”Produtos sem marca e com qualidade”. Isto significa que eles procuram oferecer ao mercado produtos onde o foco é o design e a qualidade do produto e não cobram caro por isto. É, na verdade, uma espécie de protesto ao consumo excessivo de artigos de luxo, uma realidade que é presente no Japão há muito tempo e que instigou os fundadores da MUJI em criar a empresa para mostrar que não é preciso pagar caro para se ter produtos de qualidade. Muji Yurakucho Muji Ginza Bom, a loja cresceu rapidamente e a MUJI é hoje uma empresa gigante que oferece todo tipo de produto: desde alimentos até móveis, passando, é claro, pela moda. As coleções da MUJI são mais básicas com um design b...

Tommy Nutter, uma lenda na moda britânica e mundial

Devo confessar: quando fui à exposição de Tommy Nutter no museu de Moda e Têxtil de Londres não tinha a menor ideia de quem ele era. Mas fiquei impressionado com a qualidade do trabalho apresentado na exposição e pesquisei mais sobre ele. Tá certo que demorou um pouco para eu colocar aqui no blog (tipo quase um ano..rs) mas coloquei. Durante a exposição tirei várias fotos das peças que ele criou durante sua impressionante carreira. Pesquisando sobre Nutter na internet, descobri que o que já tinha percebido pela exposição era verdade: ele foi uma pessoa que revolucionou o mundo da alfaiataria masculina. Trabalhando no número 35 da rua mais tradicional de Alfaiataria em Londres, a Saville Row, Tommy apresentou um design inovador em cortes convencionais, mostrando ao mercado e ao mundo que é sim possível inovar no mundo da moda masculina.  Ternos com modelagens inusitadas, cores que refletem o espírito jovem da época em que foram elaborados, pequenos detalh...