Pular para o conteúdo principal

Burberry lança loja interativa e conecta mundo online e offline de forma inédita

Ainda hoje é difícil saber como e se realmente vale a pena investir pesado nas mídias sociais. É comum pensar que marcas com consumo diretamente ligado às massas sejam as mais interessadas em investir no mundo das redes sociais, apresentando diretamente o seu produto para os seus consumidores, travando um diálogo direto com o seu público.

No entanto, é engraçado perceber que um dos melhores exemplos de investimento em mídias sociais venha de uma marca de super luxo, restrita a um grupo pequeno e exclusivo de consumidores: a Burberry. Com ações incríveis em praticamente todas as redes sociais, a empresa tem continuamente lançado ações de Marketing que tem captado a atenção de quem estuda e pesquisa o assunto.

Foto de campanha da Burberry


Logo de cara, percebemos que a intenção da Burberry não é vender produtos ou ter um tête-a-tête com os seus consumidores pelas redes sociais. A intenção é outra. É tornar a marca cada vez mais falada e desejada na sociedade. Para isto, lança continuamente ações para provocar o desejo e chamar a atenção de todos os consumidores para os seus produtos e para as suas ações de Marketing, ambos impecáveis e com um alto padrão de qualidade (típico da marca).

No seu canal no You Tube a empresa apresenta diversos vídeos referentes às suas campanhas e até fez o live streaming do último desfile de sua coleção. Ao todo, a marca já passou dos 13 milhões de views no perfil da empresa, um número excelente!

Além disto, a empresa tem uma conta no Instagram que já conta com quase 800 mil seguidores. Nela, fotos de backstage em tempo real, fotos de produtos em primeira mão, imagens de celebridades com produtos da marca , ações que desperta em todos os seguidores um sentimento de admiração e desejo que tem sustentado a diferenciação da marca premium no mercado há décadas.

Foto da página da Burberry no Instagram


Por isto, é fácil perceber que hoje, mais do que a padronagem característica de xadrez, os produtos e a marca têm conquistado fãs em todo o mundo (especialmente na Ásia, onde ela investe pesado, como já comentei aqui no blog quando falei do evento incrível de lançamento que eles fizeram em Shanghai, lembra?). Mas, como não poderia ser diferente, o foco principal das ações da marca é o Facebook onde sua página conta com quase 15 milhões de pessoas conectadas.

Bom, no fim do ano passado ela lançou uma ação inovadora: uma loja totalmente conectada à internet. Um prédio antigo e muito lindo da famosa Regent Street em Londres foi totalmente remodelado para acomodar a primeira loja do tipo da marca (na verdade, acho que é a primeira loja do gênero no mundo).

Fachada incrível da loja na Regent Street em Londres

Interior da loja, com vídeos e espelhos interativos

Veja nos dois vídeos abaixo como ela funciona. Há telões e painéis visuais impactantes que mostram os vídeos feitos pela Burberry que estão sendo visualizados na internet. Espelhos interativos trazem fotos e informações de produtos da internet para os produtos físicos expostos na sua frente. Assim, se você provar um casaco, além de ver como ele ficou, você pode ver outras cores, sugestões de combinações, uma mistura inédita de mundos online e offline.. em resumo, #umaloucura! E não para por aí! Bolsas e acessórios especiais ativam vídeos que falam sobre o processo artesanal de produção, explicando para o consumidor os motivos que tornam aquele produto tão especial (e caro!).

Esta é uma introdução rápida sobre o conceito:


E este é um vídeo um pouquinho mas longo que mostra a loja em funcionamento normal. Vale a pena conferir!



Apesar de legais, as ações de interação entre online e offline da loja ainda são tímidas. Mas, sem nenhuma dúvida, a Burberry deve trazer cada vez mais novidades. E logo, afinal, ela deixou bem claro que o investimento na internet e em mídias sociais é prioritário para a empresa.

No fim, podemos concluir que é tudo uma grande lição de Branding da Burberry que cada vez mais tem se fixado como marca premium nos consumidores de todo o mundo, sobretudo nos mais jovens, hiperconectados às redes sociais. É... mesmo com os seus mais de 150 anos de idade, a Burberry tem apresentado um espírito mais jovem do que nunca!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MUJI e ItoYa, lojas incríveis japonesas

Em Tóquio encontramos lojas de todos os tipos. Nas minhas férias descobri várias e vou falando delas aos poucos aqui no blog. Interior da loja Muji Uma delas eu já conhecia e gostava muito: a MUJI. A primeira vez que conheci a marca foi em Paris em 2008 e fiquei encantado com o conceito da loja :”Produtos sem marca e com qualidade”. Isto significa que eles procuram oferecer ao mercado produtos onde o foco é o design e a qualidade do produto e não cobram caro por isto. É, na verdade, uma espécie de protesto ao consumo excessivo de artigos de luxo, uma realidade que é presente no Japão há muito tempo e que instigou os fundadores da MUJI em criar a empresa para mostrar que não é preciso pagar caro para se ter produtos de qualidade. Muji Yurakucho Muji Ginza Bom, a loja cresceu rapidamente e a MUJI é hoje uma empresa gigante que oferece todo tipo de produto: desde alimentos até móveis, passando, é claro, pela moda. As coleções da MUJI são mais básicas com um design b...

Academias especializadas, o futuro do mercado de fitness?

Foto: People Magazine O mercado de fitness é um dos que mais cresce em todo o mundo e, com o crescimento do mercado, opções mais especializadas vêm surgindo no mercado. As grandes redes de academia no Brasil têm investido nessa especialização, criando aulas especiais, como a Race Bootcamp da BioRitmo:  Mas acredito que a tendência de termos academias especializadas em um só tipo de atividade deve chegar nos próximos anos no Brasil. Tanto que academias como a Velocity e Spin Your Soul, focadas em Spinning e as dezenas de estudios de Pilate e Yogas têm ganhado cada vez mais espaço . Dois exemplos bem legais de NY mostram como esse serviço pode ser especializado e mudar um pouco a dinâmica do mercado: a Brrrn é uma academia para se fazer yoga ou exercícios funcionais no frio. Mas frio mesmo: as salas variam de 7 a 15 graus, dependendo da atividade física realizada. A temperatura é definida para aprimorar a performance e o uso de luvas e gorros é sugerido! Brrrn Ja ...

Performances que emocionam

Neste meio período sabático que tirei aqui do blog, passei por assuntos que achei interessante e que gostaria de ter escrito sobre eles. Com o tempo, a vontade de falar de quase todos eles foi passando, mas tem dois assuntos que realmente curti. Nenhum deles é novidade e, na verdade, só gostaria de registrá-los aqui no blog. Para a minha surpresa, o primeiro deles fala sobre Marina Abramovic e ela terá uma exposição no fim do mês em São Paulo. Então, nem é tão random assim :) O primeiro é um vídeo que ficou super famoso na internet (já tem quase 10 milhões de visualizações) mas que eu não conhecia e fiquei super emocionado quando soube da história. É sobre a artista Marina Abramovic. O MoMa fez uma retrospectiva de sua carreira, com todas as suas obras em 2010 e, ao final da exposição, tinha uma performance chamada "A artista está presente" onde ela ficava por horas no museu, sentada quieta e uma pessoa por vez sentava à sua frente por alguns segundos. Esta obra, na ve...