Pular para o conteúdo principal

Exemplo de ótimas ações e campanhas de Marketing no Facebook

Recentemente descobri o site Co.Create, especializado em análise de campanhas, criações e design, e, navegando pelo site, encontrei um post bem legal que eles fizeram na época do IPO do Facebook, listando as 5 melhores campanhas feitas pelas empresas no site. Algumas eu já conhecia mas achei interessante comentá-las aqui no blog.

A primeira é a de um joguinho no Facebook, lançado em 2007. Coincidência ou não, entrei no Facebook para ver como é o aplicativo e vi que ele será descontinuado, nesta segunda, dia 10 de agosto, 5 anos depois de ter sido criado. O jogo foi criado para divulgar um programa do canal "A&E - Arts & Entertainment" que fala sobre estacionar. Para divulgar o novo programa a empresa resolveu criar um joguinho no Facebook onde as pessoas possuem ruas e carros e, para estacionar os seus carros, precisam de permissão dos amigos donos da rua (o Cebolinha ia ficar louco com este jogo..rsrs). Se alguém para na sua rua e você não deu permissão, você pode multar e até destruir o carro invasor.

O jogo foi um sucesso imediato, chegando a ter 1,5 milhão de usuários jogando no pico da divulgação do jogo. Como todo jogo, saiu de moda e foi perdendo os usuários, mas foi uma ideia bem legal e que difundiu o programa por toda a rede. Um grande feito, sobretudo se considerarmos que foi em 2007! Abaixo, o vídeo explicativo do game:



Outra campanha destacada pelo site foi a Museum of Me da Intel que é um aplicativo que monta um museu com os seus dados do Facebook. A iniciativa foi incrível e o resultado final é muito legal: um vídeo com as fotos dos seus amigos, as coisas que você gosta, e tudo mais, como se fizessem parte de uma exposição em um museu. Incrível! O vídeo abaixo mostra como funciona. Para montar o seu museu, clique aqui. É bem legal, você vai gostar!



Eles também mencionaram um vídeo que foi feito pela produtora de vídeos TOOL que chocou as pessoas e chamou bastante a atenção de todos. Para mostrar a fragilidade de termos nossos dados expostos nas redes sociais - e para deixar as pessoas neuróticas sobre o assunto mais preocupadas ainda - eles fizeram um vídeo de um homem com cara de maníaco observando as informações do perfil de uma menina e surtando. Em seguida, ele vê onde ela está e sai atrás dela. O vídeo acaba por aí. Beeeem creepy!! E dá um medinho mesmo de deixar suas informações tão abertas assim.. ai, ai. A produtora tem uns vídeos bem legais no site deles. Para acessar, clique aqui.



Agora uma iniciativa que gerou bastante polêmica na época e foi até banida pelo próprio Facebook foi a do Burger King. Sabendo que as pessoas "acumulam" amigos nas redes sociais sem conhecer direito as pessoas, o aplicativo propôs o seguinte desafio: você se cadastra e, para cada 10 amigos que você eliminar da sua lista de amigos, você ganha um sanduíche Whopper (o Big Mc do Mc Donald´s). A promoção fez tanto sucesso e se espalhou tão rapidamente pelo Facebook que gerou uma reação imediata do site que forçou o Burger King a tirar a promoção do ar. Eles ainda conseguiram sair com uma frase irônica dizendo "nós sabíamos que você gostava mais dos nossos hamburguers do que dos seus amigos". O vídeo abaixo apresenta um resumo de como foi a campanha. Meio do mal mas uma estratégia inteligente que funcionou super bem.




Agora a campanha da IKEA foi bem inteligente. Ela usou as próprias funcionalidades do Facebook para divulgar a loja da IKEA com uma promoção simples e bem criativa. Eles criaram um perfil no Facebook e fizeram upload de fotos de showroom da IKEA. A primeira pessoa que marcasse um dos produtos da foto ganhava o produto. Isto causou um rebuliço a cada foto colocada e todos saíam tageando (eu sei que não é verbo em português mas, ainda assim, soa melhor que "marcando") os produtos loucos para serem os primeiros. O legal é que quando isto é feito no Facebook, todos os amigos da pessoa que se marcou na foto recebem uma atualização mostrando isto e a promoção da IKEA (vinculada com a notícia da abertura da loja) espalhou rapidamente pela rede. Super criativo!



Além destas campanhas apresentadas pelo Co.Create acho importante destacar a campanha da Nespresso da qual já tinha falado aqui no blog. O aplicativo é bem legal e faz você se sentir uma estrela. E, é claro, não poderia deixar de citar a campanha da Levi´s com o aplicativo WaterLess que aproveitava todos os recursos do Facebook e, ainda por cima, tinha ações paralelas no mundo offline (ou mundo físico/real) supercoerentes. Para saber mais, clique aqui.

O legal é ver como as empresas estão encontrando formas criativas de se comunicar com os clientes pelas redes sociais. Acredito que teremos muitas novidades, sobretudo em aplicativos e sites como Instagram, Tumblr e Pinterest que têm se popularizado muito nestes últimos anos. Let´s wait and see!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MUJI e ItoYa, lojas incríveis japonesas

Em Tóquio encontramos lojas de todos os tipos. Nas minhas férias descobri várias e vou falando delas aos poucos aqui no blog. Interior da loja Muji Uma delas eu já conhecia e gostava muito: a MUJI. A primeira vez que conheci a marca foi em Paris em 2008 e fiquei encantado com o conceito da loja :”Produtos sem marca e com qualidade”. Isto significa que eles procuram oferecer ao mercado produtos onde o foco é o design e a qualidade do produto e não cobram caro por isto. É, na verdade, uma espécie de protesto ao consumo excessivo de artigos de luxo, uma realidade que é presente no Japão há muito tempo e que instigou os fundadores da MUJI em criar a empresa para mostrar que não é preciso pagar caro para se ter produtos de qualidade. Muji Yurakucho Muji Ginza Bom, a loja cresceu rapidamente e a MUJI é hoje uma empresa gigante que oferece todo tipo de produto: desde alimentos até móveis, passando, é claro, pela moda. As coleções da MUJI são mais básicas com um design b...

Academias especializadas, o futuro do mercado de fitness?

Foto: People Magazine O mercado de fitness é um dos que mais cresce em todo o mundo e, com o crescimento do mercado, opções mais especializadas vêm surgindo no mercado. As grandes redes de academia no Brasil têm investido nessa especialização, criando aulas especiais, como a Race Bootcamp da BioRitmo:  Mas acredito que a tendência de termos academias especializadas em um só tipo de atividade deve chegar nos próximos anos no Brasil. Tanto que academias como a Velocity e Spin Your Soul, focadas em Spinning e as dezenas de estudios de Pilate e Yogas têm ganhado cada vez mais espaço . Dois exemplos bem legais de NY mostram como esse serviço pode ser especializado e mudar um pouco a dinâmica do mercado: a Brrrn é uma academia para se fazer yoga ou exercícios funcionais no frio. Mas frio mesmo: as salas variam de 7 a 15 graus, dependendo da atividade física realizada. A temperatura é definida para aprimorar a performance e o uso de luvas e gorros é sugerido! Brrrn Ja ...

Performances que emocionam

Neste meio período sabático que tirei aqui do blog, passei por assuntos que achei interessante e que gostaria de ter escrito sobre eles. Com o tempo, a vontade de falar de quase todos eles foi passando, mas tem dois assuntos que realmente curti. Nenhum deles é novidade e, na verdade, só gostaria de registrá-los aqui no blog. Para a minha surpresa, o primeiro deles fala sobre Marina Abramovic e ela terá uma exposição no fim do mês em São Paulo. Então, nem é tão random assim :) O primeiro é um vídeo que ficou super famoso na internet (já tem quase 10 milhões de visualizações) mas que eu não conhecia e fiquei super emocionado quando soube da história. É sobre a artista Marina Abramovic. O MoMa fez uma retrospectiva de sua carreira, com todas as suas obras em 2010 e, ao final da exposição, tinha uma performance chamada "A artista está presente" onde ela ficava por horas no museu, sentada quieta e uma pessoa por vez sentava à sua frente por alguns segundos. Esta obra, na ve...