Pular para o conteúdo principal

Quais os idiomas mais importantes para a internet?

Quando se pensa em montar um website, a questão do idioma é fundamental, afinal, o acesso global faz com que seja necessário disponibilizar o conteúdo em diversas línguas para que o alcance do seu site seja o maior possível. Logicamente, quando se trata de um blog, isto geralmente não acontece, já que o autor do blog tende a escrever seus posts em seu idioma nativo.

Mas se você está pensando em um criar um site para divulgar conteúdo ou para utilizá-lo como um canal de vendas, escolher o idioma é um fator crítico de sucesso. A partir desta necessidade, o Translated , um site bem legal que oferece serviço de tradução para dezenas de idiomas diferentes, fez um estudo sobre o potencial dos idiomas na internet e apresentou alguns resultados interessantes:

Extraído de www.translated.net em 08/03/12
Eles criaram o T-Index, um índice que cruza três indicadores-chave: população, renda per capita e penetração da internet para estimar o potencial de consumo de um país (e, consequentemente, a demanda por conteúdo no idioma deste país).

Analisando os dados de 2011 e fazendo uma estimativa para 2015 o T Index mostra que mudanças importantes estão a caminho: os EUA devem perder o primeiro lugar para a China em 2015. O Brasil passará de 7º lugar para 4º, a Russia vai para 6º e o Japão se mantém como 3º lugar. Neste novo cenário, o conteúdo disponível em idiomas não tão tradicionais como chinês, russo, português e japonês devem mostrar um crescimento forte nos próximos anos. Principalmente para as empresas que quiserem impactar e vender para os consumidores destes países.

Tem lógica. E podemos perceber isto facilmente, afinal, quem pesquisa na internet há muito tempo vê claramente que o conteúdo disponível em português aumentou muito nos últimos 5 anos. A boa notícia é que a tendência é aumentar ainda mais.

O site traz a tabela completa, com todos os países do mundo e o índice de cada um dos países. Lá da para ver um monte de países que nunca se ouviu falar e descobrir dados de cultura geral impressionantes: Monaco, por exemplo, tem uma penetração de 98% de internet na população mas que, em números absolutos, não chega a 30 mil pessoas. E o Bangladesh tem uma penetração em 1,5 milhões de pessoas mas que representam somente 1,1% da população.

Eu estou meio que na contramão e tenho tentado traduzir os posts mais recentes do meu blog para inglês. Na verdade, meu inglês está enferrujado e estou fazendo isto para treinar e praticar :P. Se quiser ajudar, dá uma olhadinha lá e me fale se encontrar alguma coisa errada, ok?! Traduzi até o nome: Fashion 2dot0 :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MUJI e ItoYa, lojas incríveis japonesas

Em Tóquio encontramos lojas de todos os tipos. Nas minhas férias descobri várias e vou falando delas aos poucos aqui no blog. Interior da loja Muji Uma delas eu já conhecia e gostava muito: a MUJI. A primeira vez que conheci a marca foi em Paris em 2008 e fiquei encantado com o conceito da loja :”Produtos sem marca e com qualidade”. Isto significa que eles procuram oferecer ao mercado produtos onde o foco é o design e a qualidade do produto e não cobram caro por isto. É, na verdade, uma espécie de protesto ao consumo excessivo de artigos de luxo, uma realidade que é presente no Japão há muito tempo e que instigou os fundadores da MUJI em criar a empresa para mostrar que não é preciso pagar caro para se ter produtos de qualidade. Muji Yurakucho Muji Ginza Bom, a loja cresceu rapidamente e a MUJI é hoje uma empresa gigante que oferece todo tipo de produto: desde alimentos até móveis, passando, é claro, pela moda. As coleções da MUJI são mais básicas com um design b...

Academias especializadas, o futuro do mercado de fitness?

Foto: People Magazine O mercado de fitness é um dos que mais cresce em todo o mundo e, com o crescimento do mercado, opções mais especializadas vêm surgindo no mercado. As grandes redes de academia no Brasil têm investido nessa especialização, criando aulas especiais, como a Race Bootcamp da BioRitmo:  Mas acredito que a tendência de termos academias especializadas em um só tipo de atividade deve chegar nos próximos anos no Brasil. Tanto que academias como a Velocity e Spin Your Soul, focadas em Spinning e as dezenas de estudios de Pilate e Yogas têm ganhado cada vez mais espaço . Dois exemplos bem legais de NY mostram como esse serviço pode ser especializado e mudar um pouco a dinâmica do mercado: a Brrrn é uma academia para se fazer yoga ou exercícios funcionais no frio. Mas frio mesmo: as salas variam de 7 a 15 graus, dependendo da atividade física realizada. A temperatura é definida para aprimorar a performance e o uso de luvas e gorros é sugerido! Brrrn Ja ...

Performances que emocionam

Neste meio período sabático que tirei aqui do blog, passei por assuntos que achei interessante e que gostaria de ter escrito sobre eles. Com o tempo, a vontade de falar de quase todos eles foi passando, mas tem dois assuntos que realmente curti. Nenhum deles é novidade e, na verdade, só gostaria de registrá-los aqui no blog. Para a minha surpresa, o primeiro deles fala sobre Marina Abramovic e ela terá uma exposição no fim do mês em São Paulo. Então, nem é tão random assim :) O primeiro é um vídeo que ficou super famoso na internet (já tem quase 10 milhões de visualizações) mas que eu não conhecia e fiquei super emocionado quando soube da história. É sobre a artista Marina Abramovic. O MoMa fez uma retrospectiva de sua carreira, com todas as suas obras em 2010 e, ao final da exposição, tinha uma performance chamada "A artista está presente" onde ela ficava por horas no museu, sentada quieta e uma pessoa por vez sentava à sua frente por alguns segundos. Esta obra, na ve...