Pular para o conteúdo principal

KLM cria ações simples e efetivas a partir do Twitter

A empresa aérea KLM criou no mês passado uma ação de Marketing muito interessante, chamada "KLM Surprise". Aproveitando o tempo livre entre o check in e o voo, onde os passageiros ficam simplesmente à espera, entediados, a empresa achou uma oportunidade para interagir no mundo real com seus "amigos" das redes sociais.

Imagem do site KLMSurprise


Uma equipe fica conectada ao Twitter rastreando os comentários postados pelos passageiros sobre a KLM. Eles esperam encontrar pessoas que estejam no aeroporto, aguardando o embarque para o voo. Após encontrarem a pessoa, esta equipe vasculha o perfil da pessoa e tenta descobrir o que ela vai fazer no local para onde está indo.

Estas informações são necessárias para que eles possam surpreender o passageiro com um presente que tenha a ver com o objetivo da viagem. A ideia, segundo a KLM, é soltar pequenos atos de bondade para fazer a felicidade se espalhar.

Um dos passageiros encontrados pela equipe da KLM


Após encontrar o perfil e definir o presente, cabe à equipe de comissários encontrar o passageiro no aeroporto e entregar o presente antes dele entrar no avião. Uma verdadeira correria.. o vídeo abaixo mostra toda a campanha..



O ponto mais importante desta campanha é que ela aposta em dois pontos que eu considero superimportantes para quem quer usar as mídias sociais nas campanhas de Marketing: (i) eles mostram ao consumidor que eles estão ouvindo o que está sendo falado sobre a empresa na internet e respondem a ele de forma personalizada e individual e (ii) o fato deles terem verificado os interesses da pessoa antes de comprar mostram que eles consideraram o consumidor como um indivíduo e não como um consumidor padrão e, ao comprar um presente que tenha significado com a viagem dele, mostra que eles tiveram uma atitude de "amigo" da pessoa e não de uma empresa impessoal.

Passageiro que ganhou um guia para a viagem para NY


Na página do vídeo pode-se perceber que os consumidores tiveram as mais diversas reações e, inclusive, algumas pessoas usaram o espaço para reclamar de outras coisas sobre a empresa e outros ainda se sentiram invadidos por ações deste tipo, o que é sempre esperado em campanhas que efetivamente usem as mídias sociais. Mas a repercussão da campanha pela internet mostra que o esforço é reconhecido positivamente pelas pessoas que tiveram contato com a campanha. No vídeo eles mencionam mais de um milhão de tweets sobre o assunto, um número superalto para uma campanha nova e relativamente pequena, o que só pode ser explicado pelo fato das pessoas que tomaram conhecimento da campanha terem espalhado a notícia rapidamente.

De qualquer forma é um exemplo muito interessante de ação nas mídias sociais e que afeta positivamente a imagem da marca para os demais consumidores. Pelo menos para mim mudou bastante. Eu sempre imaginei a KLM como uma daquelas companhias aéreas mais tradicionais, antigas. Fiquei surpreso com uma ação tão moderna, legal e bem realizada.

Comentários

  1. Menino,
    Fiquei horas navegando no seu blog - cada matéria bem legal - minha criatividade aflorou rsss

    ADOREI!!

    Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MUJI e ItoYa, lojas incríveis japonesas

Em Tóquio encontramos lojas de todos os tipos. Nas minhas férias descobri várias e vou falando delas aos poucos aqui no blog. Interior da loja Muji Uma delas eu já conhecia e gostava muito: a MUJI. A primeira vez que conheci a marca foi em Paris em 2008 e fiquei encantado com o conceito da loja :”Produtos sem marca e com qualidade”. Isto significa que eles procuram oferecer ao mercado produtos onde o foco é o design e a qualidade do produto e não cobram caro por isto. É, na verdade, uma espécie de protesto ao consumo excessivo de artigos de luxo, uma realidade que é presente no Japão há muito tempo e que instigou os fundadores da MUJI em criar a empresa para mostrar que não é preciso pagar caro para se ter produtos de qualidade. Muji Yurakucho Muji Ginza Bom, a loja cresceu rapidamente e a MUJI é hoje uma empresa gigante que oferece todo tipo de produto: desde alimentos até móveis, passando, é claro, pela moda. As coleções da MUJI são mais básicas com um design b...

Academias especializadas, o futuro do mercado de fitness?

Foto: People Magazine O mercado de fitness é um dos que mais cresce em todo o mundo e, com o crescimento do mercado, opções mais especializadas vêm surgindo no mercado. As grandes redes de academia no Brasil têm investido nessa especialização, criando aulas especiais, como a Race Bootcamp da BioRitmo:  Mas acredito que a tendência de termos academias especializadas em um só tipo de atividade deve chegar nos próximos anos no Brasil. Tanto que academias como a Velocity e Spin Your Soul, focadas em Spinning e as dezenas de estudios de Pilate e Yogas têm ganhado cada vez mais espaço . Dois exemplos bem legais de NY mostram como esse serviço pode ser especializado e mudar um pouco a dinâmica do mercado: a Brrrn é uma academia para se fazer yoga ou exercícios funcionais no frio. Mas frio mesmo: as salas variam de 7 a 15 graus, dependendo da atividade física realizada. A temperatura é definida para aprimorar a performance e o uso de luvas e gorros é sugerido! Brrrn Ja ...

Performances que emocionam

Neste meio período sabático que tirei aqui do blog, passei por assuntos que achei interessante e que gostaria de ter escrito sobre eles. Com o tempo, a vontade de falar de quase todos eles foi passando, mas tem dois assuntos que realmente curti. Nenhum deles é novidade e, na verdade, só gostaria de registrá-los aqui no blog. Para a minha surpresa, o primeiro deles fala sobre Marina Abramovic e ela terá uma exposição no fim do mês em São Paulo. Então, nem é tão random assim :) O primeiro é um vídeo que ficou super famoso na internet (já tem quase 10 milhões de visualizações) mas que eu não conhecia e fiquei super emocionado quando soube da história. É sobre a artista Marina Abramovic. O MoMa fez uma retrospectiva de sua carreira, com todas as suas obras em 2010 e, ao final da exposição, tinha uma performance chamada "A artista está presente" onde ela ficava por horas no museu, sentada quieta e uma pessoa por vez sentava à sua frente por alguns segundos. Esta obra, na ve...