Pular para o conteúdo principal

Target Kaleidoscope - bons resultados?

No último dia 18, a gigante TARGET fez um evento de lançamento sensacional nos EUA .. com o intuito de apurar todos os sentidos na moda, ela simplesmente fechou todos os quartos do hotel The Standard, montou uma passarela de vidro com dois andares em frente ao hotel, onde montou uma arquibancada para assistir aos desfiles.

Para apurar os outros sentidos, eles simplesmente colocaram LEDs coloridos nos quartos e, em cada um dos 150 quartos, um dançarino. Os LEDs mudavam de cor,como em um caleidoscópio enquanto os dançarinos faziam números de acordo com o ritmo da música. Enquanto tudo isto acontecia, os modelos desfilavam na passarela de vidro em frente ao hotel. Tudo com muita música e sincronia. Logo após o evento, centenas de vídeos apareceram no youtube, filmado pelo público que esteve na plateia. Veja abaixo um deles:





O evento foi divulgado como "algo revolucionário, que mudaria o padrão (uma brincadeira com o nome do hotel) dos desfiles de moda. E foi realmente diferente do formato padrão de desfiles.. um evento hipercomplexo, com muitas coisas para ver.. 

Para otimizar a divulgação do evento -  e não deixar restrito somente ao público de NY - a Target montou um aplicativo no Facebook onde todos podiam acompanhar, ao vivo, o evento. Pelo aplicativo, além de acompanhar o evento, as pessoas puderam ver fotos e informações sobre o evento antes e depois, como se estivessem espiando o que estivesse acontecendo. Veja aqui o aplicativo: http://apps.facebook.com/targetspectacular/ 

E eles incentivavam os comentários dos consumidores no Tweet e Facebook publicando também ao vivo os comentários que fossem postados sobre o evento nos dois sites de relacionamento.

Mas a Target não contava com um probleminha.. poucos meses antes do evento, milhões de consumidores americanos se revoltaram contra a Target pelo fato da empresa ter doado 150 mil dólares para um candidato republicano de extrema direita ao governo de Minnesota. Logo após a notícia ser publicada, os consumidores foram se unindo pela internet (e principalmente pelo próprio Facebook) para incentivar o boicote à Target. Eles até colocaram um vídeo de uma intervenção que fizeram em uma das lojas da empresa:




O vídeo é bem interessante e tem um ar bem provocativo feito de forma inteligente.. O vídeo está bem perto de chegar na casa de 1 milhão de visualizações no You Tube, o que mostra que os consumidores estão conseguindo passar para frente a sua mensagem...

E parece que o pessoal do Marketing da Target esteve muito ocupado preparando o superevento e não percebeu este movimento todo na internet e, especialmente, no Facebook..Afinal, não há outro motivo para explicar porque a empresa resolveu deixar o aplicativo lá, para que as pessoas fizessem comentários e todos publicados sem mediação..

Mas foi o que aconteceu.. e logicamente o que os milhares de consumidores revoltados expressarem opiniões negativas e de incentivo ao boicote à Target. Quando entrei no aplicativo pela primeira vez, vi que só tinha menções negativas à Target e uma revolta por ela ter "comprado" as eleições.. Uma ou outra mensagem comentando sobre o evento..

Assim, mesmo com um evento ubersofisticado e diferente como o Kaleidoscope, a imagem que ficou na internet foi a mensagem dos consumidores que conseguiram uma forma de superexposição para o seu protesto.

É, realmente não é fácil montar as ações nas redes sociais, já que não podemos prever como os consumidores realmente responderão aos estímulos e ferramentas disponibilizadas..

Comentários

  1. Pois é, até o E!Online tem feito comentários à respeito a celebridades que vem frenquentando a Target depois da doação, aparentemente esse político e totalmente e declaradamente contra a causa gay, e está pegando mal até para artistas como o integrante da banda Fall Out Boy, que sempre deu suporte para a causa foi flagrado comprando brinquedos para o filho numa loja da rede, e não foi poupado pelo site.

    http://www.eonline.com/uberblog/marc_malkin/b196751_uh-oh_pete_ashlee_are_pro-gay_still.html

    Péssima publicidade para ele, e para Target. Não acho que dez festas como essa vão fazer o pessoal esquecer tão cedo, no entanto também não acredito que isso vá chegar a realmente interferir nos negócios da Target.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MUJI e ItoYa, lojas incríveis japonesas

Em Tóquio encontramos lojas de todos os tipos. Nas minhas férias descobri várias e vou falando delas aos poucos aqui no blog. Interior da loja Muji Uma delas eu já conhecia e gostava muito: a MUJI. A primeira vez que conheci a marca foi em Paris em 2008 e fiquei encantado com o conceito da loja :”Produtos sem marca e com qualidade”. Isto significa que eles procuram oferecer ao mercado produtos onde o foco é o design e a qualidade do produto e não cobram caro por isto. É, na verdade, uma espécie de protesto ao consumo excessivo de artigos de luxo, uma realidade que é presente no Japão há muito tempo e que instigou os fundadores da MUJI em criar a empresa para mostrar que não é preciso pagar caro para se ter produtos de qualidade. Muji Yurakucho Muji Ginza Bom, a loja cresceu rapidamente e a MUJI é hoje uma empresa gigante que oferece todo tipo de produto: desde alimentos até móveis, passando, é claro, pela moda. As coleções da MUJI são mais básicas com um design b...

Academias especializadas, o futuro do mercado de fitness?

Foto: People Magazine O mercado de fitness é um dos que mais cresce em todo o mundo e, com o crescimento do mercado, opções mais especializadas vêm surgindo no mercado. As grandes redes de academia no Brasil têm investido nessa especialização, criando aulas especiais, como a Race Bootcamp da BioRitmo:  Mas acredito que a tendência de termos academias especializadas em um só tipo de atividade deve chegar nos próximos anos no Brasil. Tanto que academias como a Velocity e Spin Your Soul, focadas em Spinning e as dezenas de estudios de Pilate e Yogas têm ganhado cada vez mais espaço . Dois exemplos bem legais de NY mostram como esse serviço pode ser especializado e mudar um pouco a dinâmica do mercado: a Brrrn é uma academia para se fazer yoga ou exercícios funcionais no frio. Mas frio mesmo: as salas variam de 7 a 15 graus, dependendo da atividade física realizada. A temperatura é definida para aprimorar a performance e o uso de luvas e gorros é sugerido! Brrrn Ja ...

Performances que emocionam

Neste meio período sabático que tirei aqui do blog, passei por assuntos que achei interessante e que gostaria de ter escrito sobre eles. Com o tempo, a vontade de falar de quase todos eles foi passando, mas tem dois assuntos que realmente curti. Nenhum deles é novidade e, na verdade, só gostaria de registrá-los aqui no blog. Para a minha surpresa, o primeiro deles fala sobre Marina Abramovic e ela terá uma exposição no fim do mês em São Paulo. Então, nem é tão random assim :) O primeiro é um vídeo que ficou super famoso na internet (já tem quase 10 milhões de visualizações) mas que eu não conhecia e fiquei super emocionado quando soube da história. É sobre a artista Marina Abramovic. O MoMa fez uma retrospectiva de sua carreira, com todas as suas obras em 2010 e, ao final da exposição, tinha uma performance chamada "A artista está presente" onde ela ficava por horas no museu, sentada quieta e uma pessoa por vez sentava à sua frente por alguns segundos. Esta obra, na ve...