Pular para o conteúdo principal

Prada e a excelência em criação de conteúdo digital

É interessante perceber como as marcas de luxo abraçaram o mercado digital, especialmente na criação de conteúdo digital de alta qualidade. E a Prada é uma das marcas mais engajadas neste movimento. 

Uma das características do mercado de luxo é o aspecto mais aspiracional e hedônico do consumo. O status e a sofisticação presentes no universo das marcas de luxo é alimentado não só por produtos exclusivos, raros, e design únicos, mas também pelas ações de posicionamento das marcas que colocam em evidência um lifestyle repleto de glamour e que conquista a todos os consumidores que admiram e desejam estas marcas. 

Quando a criação de vídeos para o mercado digital ganhou força e se tornou presente nos feeds dos consumidores nas redes sociais, as marcas de luxo encontraram uma forma de criar conteúdos e mostrar os seus produtos de uma maneira mais natural, apresentando situações nas quais o seu universo criativo poderia ser expresso livremente. Para isso, contudo, a produção dos vídeos deveria ser profissional e de muito bom gosto. Aí as marcas perceberam uma possibilidade única: ingressar na indústria de produção de cinema e séries, aliando a criação de conteúdo onde seu lifestyle e seus produtos aparecessem em destaque a partir do patrocínio de projetos independentes e inovadores de cinema. 

Há 10 anos, a Prada lançou o curta metragem "A Therapy" dirigido por Roman Polanski e estrelado por Helena Bonham Carter e Ben Kingsley, onde é possível ver em detalhes todo o glamour e sofisticação da marca:




O projeto é inovador e chamou a atenção do mercado de luxo, dos consumidores da marca e dos fãs de cinema, pois perceberam um novo canal para lançamento de projetos independentes e criativos. Isso foi consolidado no ano seguinte, quando a Prada financiou e lançou o curta Castello Cavalcanti dirigido pelo diretor super aclamado Wes Anderson e foi um grande sucesso no mundo cinematográfico:




Desde então a marca lançou diversos tipos diferentes de conteúdo, com destaque para a minissérie The Postman, com diversos curtas dirigidos por Autumn de Wilde, onde a estética do vídeo fascina os espectadores e os produtos da Prada aparecem com muito destaque:

 

E também o The Delivery Man, um trio de clips cinematográficos feitos em 2018 para apresentar um modelo de bolsa lançado pela marca, a Prada Cahier handbag. Os três curtas foram dirigidos pelo cinesta Ryan Hope e contou com a atuação do vencedor do Oscar J.K. Simmons:



É impressionante ver a qualidade dos filmes e é uma verdadeira aula de branding perceber como a marca acerta ao escolher criar conteúdos onde o seu produto e o seu lifestyle são apresentados de maneira tão natural e inspiradora. Esta estratégia ousada e bem direcionada para a marca mostra que não é à toa que a Prada é, e deve se manter por muito tempo, como uma das marcas mais prestigiadas do mundo. 

Há algum tempo, na versão anterior do blog, fiz um post parecido com este, falando de um programa muito interessante da Miu Miu, marca do mesmo grupo. A marca financia há mais de uma década agora, o projeto Women´s Tales, onde viabiliza a produção de curtas metragens dirigidos e criados por mulheres. Os filmes são extremamente interessantes e inspiradores. Para saber mais, acesse o post antigo, clicando aqui. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Admirável Mundo Novo é um livro admirável!

Confesso que li “Admirável Mundo Novo” com um pouco de resistência. Achei que fosse encontrar uma história batida, com cara de passada, afinal, tudo o que sabia do livro era que contava sobre um mundo no futuro onde tudo era previamente planejado e programado, todos eram felizes mas que, para chegarem a este estado, as pessoas eram totalmente controladas pelo governo. Capa do livro Não que esteja errado. É basicamente isto mesmo. Mas “Admirável Mundo Novo” é muito mais do que só isto. É um livro inteligente e muito interessante. Ao apresentar um mundo tão planejado e controlado, Huxley encontrou uma forma criativa de discutir a dificuldade que as pessoas têm de lidar com a liberdade. Ele parte de um raciocínio simples (e até lógico): se todos querem ser felizes, por que não construir um mundo em que ser feliz aconteça de maneira automática? Assim, basta seguir regras simples e as pessoas terão tudo aquilo que desejam e podem desejar: dinheiro, roupas, satisfação profissional...

MUJI e ItoYa, lojas incríveis japonesas

Em Tóquio encontramos lojas de todos os tipos. Nas minhas férias descobri várias e vou falando delas aos poucos aqui no blog. Interior da loja Muji Uma delas eu já conhecia e gostava muito: a MUJI. A primeira vez que conheci a marca foi em Paris em 2008 e fiquei encantado com o conceito da loja :”Produtos sem marca e com qualidade”. Isto significa que eles procuram oferecer ao mercado produtos onde o foco é o design e a qualidade do produto e não cobram caro por isto. É, na verdade, uma espécie de protesto ao consumo excessivo de artigos de luxo, uma realidade que é presente no Japão há muito tempo e que instigou os fundadores da MUJI em criar a empresa para mostrar que não é preciso pagar caro para se ter produtos de qualidade. Muji Yurakucho Muji Ginza Bom, a loja cresceu rapidamente e a MUJI é hoje uma empresa gigante que oferece todo tipo de produto: desde alimentos até móveis, passando, é claro, pela moda. As coleções da MUJI são mais básicas com um design b...

Tommy Nutter, uma lenda na moda britânica e mundial

Devo confessar: quando fui à exposição de Tommy Nutter no museu de Moda e Têxtil de Londres não tinha a menor ideia de quem ele era. Mas fiquei impressionado com a qualidade do trabalho apresentado na exposição e pesquisei mais sobre ele. Tá certo que demorou um pouco para eu colocar aqui no blog (tipo quase um ano..rs) mas coloquei. Durante a exposição tirei várias fotos das peças que ele criou durante sua impressionante carreira. Pesquisando sobre Nutter na internet, descobri que o que já tinha percebido pela exposição era verdade: ele foi uma pessoa que revolucionou o mundo da alfaiataria masculina. Trabalhando no número 35 da rua mais tradicional de Alfaiataria em Londres, a Saville Row, Tommy apresentou um design inovador em cortes convencionais, mostrando ao mercado e ao mundo que é sim possível inovar no mundo da moda masculina.  Ternos com modelagens inusitadas, cores que refletem o espírito jovem da época em que foram elaborados, pequenos detalh...