Pular para o conteúdo principal

BWGH, um mix de moda e arte muito original


Navegando pelo site da loja sempre cool Colette, descobri uma marca, ou um coletivo, ou um conceito (na verdade nem sei como rotular...rsrs..) chamado BWGH, abreviação de Brooklyn We Go Hard.

Formado por dois criadores franceses apaixonados por fotos e moda, o BWGH foca no streetwear, propondo roupas para pessoas que vivem em cidades grandes, com diversas referências culturais O Brooklyn no nome não é por acaso. Eles começaram a marca lançando camisetas estampadas com fotos que eles tiraram neste bairro cool de NY e decidiram colocar como nome da marca por acreditarem que ele é uma ótima representação do estilo de vida moderno, multicultural e urbano.


Foto do catálogo de outono da BWGH


Os artistas acreditam na força do coletivo para a criação e se juntaram a um grupo de fotógrafos jovens para montar o material promocional da marca e para a edição de revistas de moda, criadas para divulgar o trabalho artístico das fotos e as roupas da marca.

Esta forma inovadora de juntar arte e moda, tanto na criação como na divulgação, é o que chamou a minha atenção e que me motivou a falar deles aqui no blog. E também a qualidade do material artístico que eles usam para divulgar a coleção. Tudo tem um ar artístico muito forte e o resultado é plasticamente incrível.

Foto do catálogo de outono da BWGH

Para divulgar as coleções, eles investem na criação de vídeos publicitários com uma fotografia impecável. As roupas aparecem de maneira natural mas chamam a atenção justamente por sabermos que o vídeo traz a coleção nova.

Gostei muito deste formato inovador de divulgação. É diferente, tem cara de novo e tem tudo a ver com o mundo 2.0, já que as pessoas podem compartilhar e comentar. Só um detalhe: para dar certo, precisa do olhar artístico. Senão, fica com cara de making of de foto de catálogo, o que já é bem batido.

Veja que legal o vídeo abaixo da coleção de Inverno 2013:


BWGH - OUROUK FALL/WINTER 2012 from Brooklyn We Go Hard (BWGH) on Vimeo.


Além dos vídeos, eles têm ideias bem interessantes. No vídeo a seguir, eles mostram uma camiseta, onde ao invés de processos de estamparia, eles fizeram uma revelação de fotos, usando a camiseta no lugar do papel. Não dá para saber se o processo foi este mesmo.. eu acho que não, afinal, não sei se tecnicamente daria certo.. mas se desse e se for verdade, é bem legal. De qualquer forma, acredito que eles fizeram o material para divulgar a coleção de camisetas com fotos artísticas que eles chamam de "snapshots collection":



BWGH - Introduction from Brooklyn We Go Hard (BWGH) on Vimeo.

Curti muito também o fato deles terem feito duas versões do catálogo da coleção de inverno: uma com modelos e locação e outra com as mesmas roupas só que com homens mais velhos, mostrando que as roupas podem ser usadas por pessoas de todas as idades mantendo o quê de modernidade, transgressão e jovialidade, tão característicos da moda streetwear. Veja na foto abaixo, o mesmo modelo de roupa fotografado com conceitos diferentes nos dois catálogos:

fotos dos catálogos de outono da BWGH
Foto do catálogo de outono da BWGH


Todo este frescor e modernidade da marca tem chamado a atenção do mercado. Tanto que a BWGH já fez parceria com os três grandes players do varejo de moda na França. Em pouco mais de 2 anos, já lançaram uma linha de produtos exclusivos na Colette e na Kitsuné e uma ação bem especial na Le Bon Marché, com exposição de fotos dos artistas da marca e uma camiseta com tiragem de apenas 100 unidades, estampada com a foto da Le Bon Marché. Chique!

Parcerias da BWGH com grandes empresas do varejo de moda na França



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Admirável Mundo Novo é um livro admirável!

Confesso que li “Admirável Mundo Novo” com um pouco de resistência. Achei que fosse encontrar uma história batida, com cara de passada, afinal, tudo o que sabia do livro era que contava sobre um mundo no futuro onde tudo era previamente planejado e programado, todos eram felizes mas que, para chegarem a este estado, as pessoas eram totalmente controladas pelo governo. Capa do livro Não que esteja errado. É basicamente isto mesmo. Mas “Admirável Mundo Novo” é muito mais do que só isto. É um livro inteligente e muito interessante. Ao apresentar um mundo tão planejado e controlado, Huxley encontrou uma forma criativa de discutir a dificuldade que as pessoas têm de lidar com a liberdade. Ele parte de um raciocínio simples (e até lógico): se todos querem ser felizes, por que não construir um mundo em que ser feliz aconteça de maneira automática? Assim, basta seguir regras simples e as pessoas terão tudo aquilo que desejam e podem desejar: dinheiro, roupas, satisfação profissional...

MUJI e ItoYa, lojas incríveis japonesas

Em Tóquio encontramos lojas de todos os tipos. Nas minhas férias descobri várias e vou falando delas aos poucos aqui no blog. Interior da loja Muji Uma delas eu já conhecia e gostava muito: a MUJI. A primeira vez que conheci a marca foi em Paris em 2008 e fiquei encantado com o conceito da loja :”Produtos sem marca e com qualidade”. Isto significa que eles procuram oferecer ao mercado produtos onde o foco é o design e a qualidade do produto e não cobram caro por isto. É, na verdade, uma espécie de protesto ao consumo excessivo de artigos de luxo, uma realidade que é presente no Japão há muito tempo e que instigou os fundadores da MUJI em criar a empresa para mostrar que não é preciso pagar caro para se ter produtos de qualidade. Muji Yurakucho Muji Ginza Bom, a loja cresceu rapidamente e a MUJI é hoje uma empresa gigante que oferece todo tipo de produto: desde alimentos até móveis, passando, é claro, pela moda. As coleções da MUJI são mais básicas com um design b...

Tommy Nutter, uma lenda na moda britânica e mundial

Devo confessar: quando fui à exposição de Tommy Nutter no museu de Moda e Têxtil de Londres não tinha a menor ideia de quem ele era. Mas fiquei impressionado com a qualidade do trabalho apresentado na exposição e pesquisei mais sobre ele. Tá certo que demorou um pouco para eu colocar aqui no blog (tipo quase um ano..rs) mas coloquei. Durante a exposição tirei várias fotos das peças que ele criou durante sua impressionante carreira. Pesquisando sobre Nutter na internet, descobri que o que já tinha percebido pela exposição era verdade: ele foi uma pessoa que revolucionou o mundo da alfaiataria masculina. Trabalhando no número 35 da rua mais tradicional de Alfaiataria em Londres, a Saville Row, Tommy apresentou um design inovador em cortes convencionais, mostrando ao mercado e ao mundo que é sim possível inovar no mundo da moda masculina.  Ternos com modelagens inusitadas, cores que refletem o espírito jovem da época em que foram elaborados, pequenos detalh...