A forma como a Moda pode ajudar um grupo de jovens africanos
Qual a ligação entre a hiper mega super badalada loja Colette, situada em Paris e um grupo de jovens na Serra Leoa? A moda, claro. Para quem não conhece, a Colette é uma loja de coisas legais. Acho que esta é a melhor forma de descrever uma loja que tem uma seleção super exclusiva de roupas, tênis, música, acessórios e tudo mais. No piso superior da loja tem uma lojinha supercool de cosméticos e um espaço para exibições bem transadinho. Na última vez que estive por lá, vi a exposição "Mom Dad" com fotos inusitadas dos pais do fotógrafo uberfashion Terry Richardson.
Ilustração da loja Colette
Foto da exposição "Mom Dad" da Terry Richardson na Colette
Bom, no primeiro semestre deste ano eles venderam com exclusividade uma coleção de tênis muito especial, nascida da parceria da marca K1X com a Folorunsho (este nome esquisito e exótico parece e é africano. Significa "nascido sob os olhos de Deus"), Eles descobriram um grupo de 20 jovens chamado Base Lion em Freemont, na Serra Leoa que viviam juntos, na marginalidade, como uma gangue. Superado o medo que os habitantes locais colocaram sobre a "temível" gangue, descobriram que na verdade, estes jovens viviam em um sistema de apoio mútuo de crianças que foram viver nas ruas muito cedo e que desenvolveram uma espécie de família, dividindo o mesmo espaço e convivendo juntos.
Um dos modelos comercializados
Um dos jovens com o tecido que criou para a coleção de tênis
Tocados pela história, começaram a pensar em ações que pudessem ajudar, de verdade, o grupo, sem partir para formas tradicionais de doação de dinheiro e outros recursos que eles consideram uma forma de humilhação que mantém a dependência de quem recebe a caridade. Ao invés disto, desenvolveram uma coleção de tênis exclusiva com 20 modelos feitos com um tecido tingido manualmente por cada um dos membros a partir de uma técnica manual chamada Batik. Para saber como funciona esta técnica, clique aqui.
Imagem de divulgação do projeto
Imagem de divulgação
Os modelos receberam o nome do seu criador e foram vendidos com exclusividade pela Colette por 130 euros o par. Parece caro mas o visual do tênis ficou realmente legal. E quem compra ainda ajuda a melhorar a situação de vida destes jovens: 100% do lucro foi enviado para o grupo Base Lion. Esta ação se juntou a outras semelhantes (como o lançamento de um livro de fotos) e melhorou muito a condição de vida destes jovens que conseguiram sair das ruas e alugar dois apartamentos na cidade. E todos puderam voltar a estudar. Nos vídeos abaixo vemos um pouco mais sobre o projeto. Vale a pena assistir. Fica a dica para quem quiser pensar em ações semelhantes no Brasil...Legal, né?!
Confesso que li “Admirável Mundo Novo” com um pouco de resistência. Achei que fosse encontrar uma história batida, com cara de passada, afinal, tudo o que sabia do livro era que contava sobre um mundo no futuro onde tudo era previamente planejado e programado, todos eram felizes mas que, para chegarem a este estado, as pessoas eram totalmente controladas pelo governo. Capa do livro Não que esteja errado. É basicamente isto mesmo. Mas “Admirável Mundo Novo” é muito mais do que só isto. É um livro inteligente e muito interessante. Ao apresentar um mundo tão planejado e controlado, Huxley encontrou uma forma criativa de discutir a dificuldade que as pessoas têm de lidar com a liberdade. Ele parte de um raciocínio simples (e até lógico): se todos querem ser felizes, por que não construir um mundo em que ser feliz aconteça de maneira automática? Assim, basta seguir regras simples e as pessoas terão tudo aquilo que desejam e podem desejar: dinheiro, roupas, satisfação profissional...
Em Tóquio encontramos lojas de todos os tipos. Nas minhas férias descobri várias e vou falando delas aos poucos aqui no blog. Interior da loja Muji Uma delas eu já conhecia e gostava muito: a MUJI. A primeira vez que conheci a marca foi em Paris em 2008 e fiquei encantado com o conceito da loja :”Produtos sem marca e com qualidade”. Isto significa que eles procuram oferecer ao mercado produtos onde o foco é o design e a qualidade do produto e não cobram caro por isto. É, na verdade, uma espécie de protesto ao consumo excessivo de artigos de luxo, uma realidade que é presente no Japão há muito tempo e que instigou os fundadores da MUJI em criar a empresa para mostrar que não é preciso pagar caro para se ter produtos de qualidade. Muji Yurakucho Muji Ginza Bom, a loja cresceu rapidamente e a MUJI é hoje uma empresa gigante que oferece todo tipo de produto: desde alimentos até móveis, passando, é claro, pela moda. As coleções da MUJI são mais básicas com um design b...
Devo confessar: quando fui à exposição de Tommy Nutter no museu de Moda e Têxtil de Londres não tinha a menor ideia de quem ele era. Mas fiquei impressionado com a qualidade do trabalho apresentado na exposição e pesquisei mais sobre ele. Tá certo que demorou um pouco para eu colocar aqui no blog (tipo quase um ano..rs) mas coloquei. Durante a exposição tirei várias fotos das peças que ele criou durante sua impressionante carreira. Pesquisando sobre Nutter na internet, descobri que o que já tinha percebido pela exposição era verdade: ele foi uma pessoa que revolucionou o mundo da alfaiataria masculina. Trabalhando no número 35 da rua mais tradicional de Alfaiataria em Londres, a Saville Row, Tommy apresentou um design inovador em cortes convencionais, mostrando ao mercado e ao mundo que é sim possível inovar no mundo da moda masculina. Ternos com modelagens inusitadas, cores que refletem o espírito jovem da época em que foram elaborados, pequenos detalh...
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