Pular para o conteúdo principal

Retornando... Diesel Island

Finalmente retorno para o meu blog depois de mais de um mês sem postar nada..Foi a correria do lançamento da Vicunha o que me forçou a fazer esta paradinha.. mas compensou.. o lançamento foi incrível.. deu tudo certo e foi tudo lindo! As fotos da matéria no Vipreview estão aqui para provar tudo isto:

Matéria sobre o lançamento no VIPREVIEW

Fiquei pensando em qual post escolher e resolvi falar da campanha da Diesel Island. Estava um pouco receoso de escrever sobre ela já que ela não é novidade nenhuma pois já está no ar há uns 4 meses.. mas aí pensei melhor e lembrei que o intuito deste blog não é apresentar novidades mas sim colocar matérias comentadas sobre campanhas de marketing de moda e no mundo 2.0.. e como a nova campanha da Diesel é na verdade uma continuação da Be Stupid, resolvi postar sobre ela aqui no blog.

Uma das imagens da campanha da Diesel
A ideia principal da campanha é apresentar a ilha da Diesel, formada por gente linda e que se revoltou contra o sistema e decidiu por criar um país novo, onde são livres para fazer tudo o que quiserem.. aqui a empresa deixa claro que o objetivo é manter a conexão com a premiada campanha "Be Stupid" e é como se fosse a terra onde os estúpidos estariam no poder.

No lema do país eles, inclusive, fizeram  uma conexão com uma campanha anterior da Diesel, a "Be Brave" mas o conceito não é tão similar quanto a do "Be Stupid"e acredito que a conexão tenha ficado somente no lema mesmo...

A ideia de se criar a ilha foi bem interessante e, embora não seja tão criativa e distinta como a "be Stupid", foi uma forma interessante de renovar o conceito, mantendo-o atual. E isto é fundamental no mundo da moda, afinal, neste mercado apresentar coisas novas para o mercado é uma das habilidades principais que uma empresa deve ter para se manter no topo...

No vídeo abaixo é explicada a ideia principal da campanha. Com um texto criativo e bem escrito, é explicado que, cansados de um mundo que não funciona, as pessoas criaram uma ilha para viverem conforme seus desejos. Ao invés de conquistar a ilha, simplesmente a compraram dos nativos. A bandeira foi feita com pedaços de calças jeans, mostrando a ligação com o produto.



A constituição da ilha têm regras que refletem os conceitos da "Be Stupid".. coloquei algumas das leis abaixo que demonstram bem este espírito:

"as pessoas que causam problemas devem ser enviadas para a escola de arte e não para a cadeia"
"desaprender é tão importante quanto aprender"
"o melhor de aprender com os seus erros é tê-los cometido"
"por que ser realista quando a realidade pode ser mudada?"
"tudo que existe uma vez foi imaginado"
"A experiência apenas nos diz como as coisas foram feitas no passado"
"se as leis foram escritas, elas podem ser reescritas"

No Facebook e no Twitter eles possuem canais da ilha mas não são tão intensos ou interessantes .. as publicações se limitam a mostrar fotos dos eventos que a empresa participou .. ou alguns posts meio que perdidos sobre assuntos diversos..

Foto do stand da Diesel Island na Bread Butter Berlin

Há no You Tube alguns vídeos extras sobre a campanha, mas nada muito empolgante... eles fizeram, inclusive, um hino para o país mas é, na minha opinião, meio bobo e feito para causar polêmica.. achei bem wannabe :





Deslizes à parte, a campanha é bem pensada e é uma das poucas ações de moda que não se restrigem a uma foto bonita. Ao ser suportada por um conceito, a Diesel Island consegue uniformizar toda a linguagem e identidade visual da empresa de uma maneira muito mais rica do que somente ser representada por uma imagem conceitual e bonita, como geralmente acontece nas campanhas de Marketing que vemos nas revistas de moda. E olha que as fotos da Diesel Island são lindas...





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Admirável Mundo Novo é um livro admirável!

Confesso que li “Admirável Mundo Novo” com um pouco de resistência. Achei que fosse encontrar uma história batida, com cara de passada, afinal, tudo o que sabia do livro era que contava sobre um mundo no futuro onde tudo era previamente planejado e programado, todos eram felizes mas que, para chegarem a este estado, as pessoas eram totalmente controladas pelo governo. Capa do livro Não que esteja errado. É basicamente isto mesmo. Mas “Admirável Mundo Novo” é muito mais do que só isto. É um livro inteligente e muito interessante. Ao apresentar um mundo tão planejado e controlado, Huxley encontrou uma forma criativa de discutir a dificuldade que as pessoas têm de lidar com a liberdade. Ele parte de um raciocínio simples (e até lógico): se todos querem ser felizes, por que não construir um mundo em que ser feliz aconteça de maneira automática? Assim, basta seguir regras simples e as pessoas terão tudo aquilo que desejam e podem desejar: dinheiro, roupas, satisfação profissional...

MUJI e ItoYa, lojas incríveis japonesas

Em Tóquio encontramos lojas de todos os tipos. Nas minhas férias descobri várias e vou falando delas aos poucos aqui no blog. Interior da loja Muji Uma delas eu já conhecia e gostava muito: a MUJI. A primeira vez que conheci a marca foi em Paris em 2008 e fiquei encantado com o conceito da loja :”Produtos sem marca e com qualidade”. Isto significa que eles procuram oferecer ao mercado produtos onde o foco é o design e a qualidade do produto e não cobram caro por isto. É, na verdade, uma espécie de protesto ao consumo excessivo de artigos de luxo, uma realidade que é presente no Japão há muito tempo e que instigou os fundadores da MUJI em criar a empresa para mostrar que não é preciso pagar caro para se ter produtos de qualidade. Muji Yurakucho Muji Ginza Bom, a loja cresceu rapidamente e a MUJI é hoje uma empresa gigante que oferece todo tipo de produto: desde alimentos até móveis, passando, é claro, pela moda. As coleções da MUJI são mais básicas com um design b...

Tommy Nutter, uma lenda na moda britânica e mundial

Devo confessar: quando fui à exposição de Tommy Nutter no museu de Moda e Têxtil de Londres não tinha a menor ideia de quem ele era. Mas fiquei impressionado com a qualidade do trabalho apresentado na exposição e pesquisei mais sobre ele. Tá certo que demorou um pouco para eu colocar aqui no blog (tipo quase um ano..rs) mas coloquei. Durante a exposição tirei várias fotos das peças que ele criou durante sua impressionante carreira. Pesquisando sobre Nutter na internet, descobri que o que já tinha percebido pela exposição era verdade: ele foi uma pessoa que revolucionou o mundo da alfaiataria masculina. Trabalhando no número 35 da rua mais tradicional de Alfaiataria em Londres, a Saville Row, Tommy apresentou um design inovador em cortes convencionais, mostrando ao mercado e ao mundo que é sim possível inovar no mundo da moda masculina.  Ternos com modelagens inusitadas, cores que refletem o espírito jovem da época em que foram elaborados, pequenos detalh...