Pular para o conteúdo principal

Movimentos na web 2.0



Depois de ficar horrorizado com os acontecimentos homofóbicos nos últimos meses, fiquei feliz por ver a campanha #EuSouGay lançada recentemente. O vídeo abaixo explica um pouco o que é o projeto..



Participar é bem simples.. basta enviar uma foto sua com uma placa, papel ou qualquer coisa do gênero escrito #EuSouGay. Não, você não precisa ser gay para participar, afinal, não é um "outing" coletivo.. A ideia é mostrar que você apoia o movimento e repudia a homofobia. Apenas isto. Com as fotos, eles vão criar um vídeo e divulgar pela internet.

site explica detalhadamente a ideia do projeto.. ele ainda é um pouco novo e tem pouco conteúdo mas imagino (e espero) que em pouco tempo ele passe a bombar.. E, para ajudar na divulgação, resolvi colocar este post aqui, mesmo que não tenha muito a ver com o conteúdo do moda 2.0.

Lá no site, pude ler o que motivou o projeto e fiquei bem chateado em ver como coisas horrorosas ainda acontecem num mundo rico de informações como o nosso. Abaixo, reproduzo o texto que explica o início da ação:

"Adriele Camacho de Almeida, 16 anos, foi encontrada morta na pequena cidade de Itarumã, Goiás, no último dia 6. O fazendeiro Cláudio Roberto de Assis, 36 anos, e seus dois filhos, um de 17 e outro de 13 anos, estão detidos e são acusados do assassinato. Segundo o delegado, o crime é de homofobia. Adriele era namorada da filha do fazendeiro que nunca admitiu o relacionamento das duas. E ainda que essa suspeita não se prove verdade, é preciso dizer algo.
Eu conhecia Adriele Camacho de Almeida. E você conhecia também. Porque Adriele somos nós. Assim, com sua morte, morremos um pouco. A menina que aos 16 anos foi, segundo testemunhas, ameaçada de morte e assassinada por namorar uma outra menina, é aquela carta de amor que você teve vergonha de entregar, é o sorriso discreto que veio depois daquele olhar cruzado, é o telefonema que não queríamos desligar. É cada vez mais difícil acreditar, mas tudo indica que Adriele foi vítima de um crime de ódio porque, vulnerável como todos nós, estava amando." (extraído de projetoeusougay.wordpress.com)



Quem me conhece sabe como eu fico irritado com estas questões de homofobia e fico revoltado em ver como ainda existem pessoas tão intolerantes e ignorantes.. E realmente a única coisa que podemos fazer é manifestar nossa indignação e reforçar a "liberdade na vida" (este era o slogan do IG: "liberdade na internet, liberdade na vida" quando patrocinou a parada gay em 2002... tirei do baú esta...rsrs).

Mesmo assim, fiquei feliz em ver nos últimos dias vídeos que estão se tornando populares na web e que, de uma outra maneira, mostram o outro lado da moeda, uma sociedade cada vez mais aberta e tolerante :)

Neste vídeo um grupo de adolescentes assiste a uma declaração de amor gay feita em frente a um colégio em Belo Horizonte. Tá certo que é superbreguinha contratar um carro de som com apresentador para se declarar na frente de TODOS mas não tem como não achar fofo os amiguinhos gritando "beija, beija" e ficar admirado pela coragem destes meninos... Fora o momento meio Glee com a Beyoncé cantando no fundo :






Também adorei o post da Katylene falando do vídeo do menino dançando Lady Gaga na loja da Apple. O vídeo já foi noticiado em diversos blogs e amei a forma como foi apresentado no blog da Katylene, de forma leve e engraçada...A crítica com humor é sempre mais refinada e interessante...

Já enviei a minha fotinho para participar do vídeo.. envia a sua tb para projetoeusougay@gmail.com


Cheers !!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Admirável Mundo Novo é um livro admirável!

Confesso que li “Admirável Mundo Novo” com um pouco de resistência. Achei que fosse encontrar uma história batida, com cara de passada, afinal, tudo o que sabia do livro era que contava sobre um mundo no futuro onde tudo era previamente planejado e programado, todos eram felizes mas que, para chegarem a este estado, as pessoas eram totalmente controladas pelo governo. Capa do livro Não que esteja errado. É basicamente isto mesmo. Mas “Admirável Mundo Novo” é muito mais do que só isto. É um livro inteligente e muito interessante. Ao apresentar um mundo tão planejado e controlado, Huxley encontrou uma forma criativa de discutir a dificuldade que as pessoas têm de lidar com a liberdade. Ele parte de um raciocínio simples (e até lógico): se todos querem ser felizes, por que não construir um mundo em que ser feliz aconteça de maneira automática? Assim, basta seguir regras simples e as pessoas terão tudo aquilo que desejam e podem desejar: dinheiro, roupas, satisfação profissional...

MUJI e ItoYa, lojas incríveis japonesas

Em Tóquio encontramos lojas de todos os tipos. Nas minhas férias descobri várias e vou falando delas aos poucos aqui no blog. Interior da loja Muji Uma delas eu já conhecia e gostava muito: a MUJI. A primeira vez que conheci a marca foi em Paris em 2008 e fiquei encantado com o conceito da loja :”Produtos sem marca e com qualidade”. Isto significa que eles procuram oferecer ao mercado produtos onde o foco é o design e a qualidade do produto e não cobram caro por isto. É, na verdade, uma espécie de protesto ao consumo excessivo de artigos de luxo, uma realidade que é presente no Japão há muito tempo e que instigou os fundadores da MUJI em criar a empresa para mostrar que não é preciso pagar caro para se ter produtos de qualidade. Muji Yurakucho Muji Ginza Bom, a loja cresceu rapidamente e a MUJI é hoje uma empresa gigante que oferece todo tipo de produto: desde alimentos até móveis, passando, é claro, pela moda. As coleções da MUJI são mais básicas com um design b...

Tommy Nutter, uma lenda na moda britânica e mundial

Devo confessar: quando fui à exposição de Tommy Nutter no museu de Moda e Têxtil de Londres não tinha a menor ideia de quem ele era. Mas fiquei impressionado com a qualidade do trabalho apresentado na exposição e pesquisei mais sobre ele. Tá certo que demorou um pouco para eu colocar aqui no blog (tipo quase um ano..rs) mas coloquei. Durante a exposição tirei várias fotos das peças que ele criou durante sua impressionante carreira. Pesquisando sobre Nutter na internet, descobri que o que já tinha percebido pela exposição era verdade: ele foi uma pessoa que revolucionou o mundo da alfaiataria masculina. Trabalhando no número 35 da rua mais tradicional de Alfaiataria em Londres, a Saville Row, Tommy apresentou um design inovador em cortes convencionais, mostrando ao mercado e ao mundo que é sim possível inovar no mundo da moda masculina.  Ternos com modelagens inusitadas, cores que refletem o espírito jovem da época em que foram elaborados, pequenos detalh...