A empresa aérea KLM criou no mês passado uma ação de Marketing muito interessante, chamada "KLM Surprise". Aproveitando o tempo livre entre o check in e o voo, onde os passageiros ficam simplesmente à espera, entediados, a empresa achou uma oportunidade para interagir no mundo real com seus "amigos" das redes sociais.
Uma equipe fica conectada ao Twitter rastreando os comentários postados pelos passageiros sobre a KLM. Eles esperam encontrar pessoas que estejam no aeroporto, aguardando o embarque para o voo. Após encontrarem a pessoa, esta equipe vasculha o perfil da pessoa e tenta descobrir o que ela vai fazer no local para onde está indo.
Estas informações são necessárias para que eles possam surpreender o passageiro com um presente que tenha a ver com o objetivo da viagem. A ideia, segundo a KLM, é soltar pequenos atos de bondade para fazer a felicidade se espalhar.
Após encontrar o perfil e definir o presente, cabe à equipe de comissários encontrar o passageiro no aeroporto e entregar o presente antes dele entrar no avião. Uma verdadeira correria.. o vídeo abaixo mostra toda a campanha..
O ponto mais importante desta campanha é que ela aposta em dois pontos que eu considero superimportantes para quem quer usar as mídias sociais nas campanhas de Marketing: (i) eles mostram ao consumidor que eles estão ouvindo o que está sendo falado sobre a empresa na internet e respondem a ele de forma personalizada e individual e (ii) o fato deles terem verificado os interesses da pessoa antes de comprar mostram que eles consideraram o consumidor como um indivíduo e não como um consumidor padrão e, ao comprar um presente que tenha significado com a viagem dele, mostra que eles tiveram uma atitude de "amigo" da pessoa e não de uma empresa impessoal.
Na página do vídeo pode-se perceber que os consumidores tiveram as mais diversas reações e, inclusive, algumas pessoas usaram o espaço para reclamar de outras coisas sobre a empresa e outros ainda se sentiram invadidos por ações deste tipo, o que é sempre esperado em campanhas que efetivamente usem as mídias sociais. Mas a repercussão da campanha pela internet mostra que o esforço é reconhecido positivamente pelas pessoas que tiveram contato com a campanha. No vídeo eles mencionam mais de um milhão de tweets sobre o assunto, um número superalto para uma campanha nova e relativamente pequena, o que só pode ser explicado pelo fato das pessoas que tomaram conhecimento da campanha terem espalhado a notícia rapidamente.
De qualquer forma é um exemplo muito interessante de ação nas mídias sociais e que afeta positivamente a imagem da marca para os demais consumidores. Pelo menos para mim mudou bastante. Eu sempre imaginei a KLM como uma daquelas companhias aéreas mais tradicionais, antigas. Fiquei surpreso com uma ação tão moderna, legal e bem realizada.
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| Imagem do site KLMSurprise |
Uma equipe fica conectada ao Twitter rastreando os comentários postados pelos passageiros sobre a KLM. Eles esperam encontrar pessoas que estejam no aeroporto, aguardando o embarque para o voo. Após encontrarem a pessoa, esta equipe vasculha o perfil da pessoa e tenta descobrir o que ela vai fazer no local para onde está indo.
Estas informações são necessárias para que eles possam surpreender o passageiro com um presente que tenha a ver com o objetivo da viagem. A ideia, segundo a KLM, é soltar pequenos atos de bondade para fazer a felicidade se espalhar.
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| Um dos passageiros encontrados pela equipe da KLM |
Após encontrar o perfil e definir o presente, cabe à equipe de comissários encontrar o passageiro no aeroporto e entregar o presente antes dele entrar no avião. Uma verdadeira correria.. o vídeo abaixo mostra toda a campanha..
O ponto mais importante desta campanha é que ela aposta em dois pontos que eu considero superimportantes para quem quer usar as mídias sociais nas campanhas de Marketing: (i) eles mostram ao consumidor que eles estão ouvindo o que está sendo falado sobre a empresa na internet e respondem a ele de forma personalizada e individual e (ii) o fato deles terem verificado os interesses da pessoa antes de comprar mostram que eles consideraram o consumidor como um indivíduo e não como um consumidor padrão e, ao comprar um presente que tenha significado com a viagem dele, mostra que eles tiveram uma atitude de "amigo" da pessoa e não de uma empresa impessoal.
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| Passageiro que ganhou um guia para a viagem para NY |
Na página do vídeo pode-se perceber que os consumidores tiveram as mais diversas reações e, inclusive, algumas pessoas usaram o espaço para reclamar de outras coisas sobre a empresa e outros ainda se sentiram invadidos por ações deste tipo, o que é sempre esperado em campanhas que efetivamente usem as mídias sociais. Mas a repercussão da campanha pela internet mostra que o esforço é reconhecido positivamente pelas pessoas que tiveram contato com a campanha. No vídeo eles mencionam mais de um milhão de tweets sobre o assunto, um número superalto para uma campanha nova e relativamente pequena, o que só pode ser explicado pelo fato das pessoas que tomaram conhecimento da campanha terem espalhado a notícia rapidamente.
De qualquer forma é um exemplo muito interessante de ação nas mídias sociais e que afeta positivamente a imagem da marca para os demais consumidores. Pelo menos para mim mudou bastante. Eu sempre imaginei a KLM como uma daquelas companhias aéreas mais tradicionais, antigas. Fiquei surpreso com uma ação tão moderna, legal e bem realizada.



Menino,
ResponderExcluirFiquei horas navegando no seu blog - cada matéria bem legal - minha criatividade aflorou rsss
ADOREI!!
Bjs