O Crowd sourcing está cada vez mais presente na nossa rotina diária.. para quem não está familiarizado com este conceito, o crowd sourcing é uma forma de captar ideias e sugestões dos clientes para os produtos da empresa ou para a empresa em si. Este conceito tem ganhado muita força nos últimos anos com o crescimento das redes sociais pois é uma forma fácil de ter acesso aos consumidores e destes consumidores divulgarem as suas ideias.
De uma forma geral, o funcionamento é realmente bem simples. A empresa cria um site para receber as ideias sobre diversos produtos, ou até mesmo sobre a própria empresa, e divulga isto para os seus clientes que passam a sugerir ideias que passam a ser votadas pela comunidade. Incluir um incentivo como prêmios para as melhores ideias é uma forma de potencializar a divulgação e contribuir para o sucesso da iniciativa. Mas não é requisito obrigatório..
Este é um conceito relativamente novo que ganhou notoriedade no mercado graças a dois cases de sucesso de empresas globais e de grande porte: Dell e Starbucks. A Dell lançou o Idea Storm, um site onde qualquer consumidor Dell pode sugerir ideias para produtos ou para a empresa. Esta ideia entra em uma espécie de votação onde qualquer pessoa pode concordar ou discordar da ideia. O vídeo abaixo exemplifica o funcionamento do site (e, de uma forma geral, do conceito de crowd sourcing):
Por mais que pareça demasiadamente simples, o fato de dar um espaço para os consumidores sugerirem ideias que podem ser implementadas no produto ou na empresa é algo superimportante, já que o consumidor é, afinal de contas, a parte mais importante na relação da empresa com o mercado e estar aberto a ouví-lo é importante.
A outra empresa que seguiu pelo mesmo caminho foi a Starbucks que lançou o My Starbucks Idea, um site onde pessoas do mundo inteiro podem sugerir ideias gerais para a Starbucks. O legal no site é que a empresa organiza as ideias por tópico e apresenta os resultados de sua análise. O legal é ver que mesmo as ideias que eles por algum motivo não aceitam, ficam lá postadas e são votadas. A ideia de dar um café de graça a cada dez consumidos (algo bem comum e que não é adotado pela rede) é uma das ideias mais votadas e ainda não está marcada como adotada..
Aqui no Brasil, dois novos sites foram lançados este ano.. mas com um enfoque um pouco diferente. A ideia é oferecer um site onde profissionais independentes como designers, arquitetos, criativos em geral, possam participar de pequenos concursos para oferecer serviços para empresas.
O Design Bee, por exemplo, é um site onde são postados jobs de diversas empresas - a maior parte composta por empresas de pequeno porte - e os criativos podem postar os seus projetos. Aqui, os projetos podem ser abertos (visíveis a qualquer um) ou fechados. Quando são abertos são ainda mais participativos pois os próprios criativos podem ver o que está sendo sugerido e, a partir do que viu, propor uma visão diferente para o cliente.
Recentemente, o Fashion Lab foi lançado no mercado, com o foco em criadores de moda para desenho de coleções, estampas e artes em geral. Nos dois casos, podemos perceber que os principais pontos do Crowd Sourcing são respeitados pelos dois sites, com exceção da votação aberta ao público. Neste caso, a decisão do projeto vencedor fica por conta do cliente.
Ainda na moda, um dos exemplos mais legais é o concurso de estampas para camisetas que a Uniqlo promove todos os anos. Sempre é oferecido um prêmio mega (em 2011 o prêmio foi 10 mil dólares para a estampa vencedora) e as 20 camisetas mais votadas são produzidas e vendidas nas centenas de lojas da Uniqlo espalhadas pelo mundo.
Como o prêmio é bom e a Uniqlo é uma das maiores redes de vestuário no mundo, os projetos que os designers enviam são incríveis.. olha que fofa a camiseta que venceu em 2011 quando o tema era MICKEY:
Na Página da Uniqlo você pode ver todas as estampas criadas e as 20 melhores.. uma mais linda que a outra.. #superfofo.. amei!
De uma forma geral, o funcionamento é realmente bem simples. A empresa cria um site para receber as ideias sobre diversos produtos, ou até mesmo sobre a própria empresa, e divulga isto para os seus clientes que passam a sugerir ideias que passam a ser votadas pela comunidade. Incluir um incentivo como prêmios para as melhores ideias é uma forma de potencializar a divulgação e contribuir para o sucesso da iniciativa. Mas não é requisito obrigatório..
Este é um conceito relativamente novo que ganhou notoriedade no mercado graças a dois cases de sucesso de empresas globais e de grande porte: Dell e Starbucks. A Dell lançou o Idea Storm, um site onde qualquer consumidor Dell pode sugerir ideias para produtos ou para a empresa. Esta ideia entra em uma espécie de votação onde qualquer pessoa pode concordar ou discordar da ideia. O vídeo abaixo exemplifica o funcionamento do site (e, de uma forma geral, do conceito de crowd sourcing):
Por mais que pareça demasiadamente simples, o fato de dar um espaço para os consumidores sugerirem ideias que podem ser implementadas no produto ou na empresa é algo superimportante, já que o consumidor é, afinal de contas, a parte mais importante na relação da empresa com o mercado e estar aberto a ouví-lo é importante.
A outra empresa que seguiu pelo mesmo caminho foi a Starbucks que lançou o My Starbucks Idea, um site onde pessoas do mundo inteiro podem sugerir ideias gerais para a Starbucks. O legal no site é que a empresa organiza as ideias por tópico e apresenta os resultados de sua análise. O legal é ver que mesmo as ideias que eles por algum motivo não aceitam, ficam lá postadas e são votadas. A ideia de dar um café de graça a cada dez consumidos (algo bem comum e que não é adotado pela rede) é uma das ideias mais votadas e ainda não está marcada como adotada..
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| Home do site My Starbucks Idea |
Aqui no Brasil, dois novos sites foram lançados este ano.. mas com um enfoque um pouco diferente. A ideia é oferecer um site onde profissionais independentes como designers, arquitetos, criativos em geral, possam participar de pequenos concursos para oferecer serviços para empresas.
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| Print da página do site FashionLab |
O Design Bee, por exemplo, é um site onde são postados jobs de diversas empresas - a maior parte composta por empresas de pequeno porte - e os criativos podem postar os seus projetos. Aqui, os projetos podem ser abertos (visíveis a qualquer um) ou fechados. Quando são abertos são ainda mais participativos pois os próprios criativos podem ver o que está sendo sugerido e, a partir do que viu, propor uma visão diferente para o cliente.
Recentemente, o Fashion Lab foi lançado no mercado, com o foco em criadores de moda para desenho de coleções, estampas e artes em geral. Nos dois casos, podemos perceber que os principais pontos do Crowd Sourcing são respeitados pelos dois sites, com exceção da votação aberta ao público. Neste caso, a decisão do projeto vencedor fica por conta do cliente.
Ainda na moda, um dos exemplos mais legais é o concurso de estampas para camisetas que a Uniqlo promove todos os anos. Sempre é oferecido um prêmio mega (em 2011 o prêmio foi 10 mil dólares para a estampa vencedora) e as 20 camisetas mais votadas são produzidas e vendidas nas centenas de lojas da Uniqlo espalhadas pelo mundo.
Como o prêmio é bom e a Uniqlo é uma das maiores redes de vestuário no mundo, os projetos que os designers enviam são incríveis.. olha que fofa a camiseta que venceu em 2011 quando o tema era MICKEY:
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| Camiseta vencedora de 2011 - designer de Hong Kong |
Na Página da Uniqlo você pode ver todas as estampas criadas e as 20 melhores.. uma mais linda que a outra.. #superfofo.. amei!



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