Pular para o conteúdo principal

Crowd sourcing cada vez mais presente no nosso dia a dia...

O Crowd sourcing está cada vez mais presente na nossa rotina diária.. para quem não está familiarizado com este conceito, o crowd sourcing é uma forma de captar ideias e sugestões dos clientes para os produtos da empresa ou para a empresa em si. Este conceito tem ganhado muita força nos últimos anos com o crescimento das redes sociais pois é uma forma fácil de ter acesso aos consumidores e destes consumidores divulgarem as suas ideias.

De uma forma geral, o funcionamento é realmente bem simples. A empresa cria um site para receber as ideias sobre diversos produtos, ou até mesmo sobre a própria empresa, e divulga isto para os seus clientes que passam a sugerir ideias que passam a ser votadas pela comunidade. Incluir um incentivo como prêmios para as melhores ideias é uma forma de potencializar a divulgação e contribuir para o sucesso da iniciativa. Mas não é requisito obrigatório..

Este é um conceito relativamente novo que ganhou notoriedade no mercado graças a dois cases de sucesso de empresas globais e de grande porte: Dell e Starbucks. A Dell lançou o Idea Storm, um site onde qualquer consumidor Dell pode sugerir ideias para produtos ou para a empresa. Esta ideia entra em uma espécie de votação onde qualquer pessoa pode concordar ou discordar da ideia. O vídeo abaixo exemplifica o funcionamento do site (e, de uma forma geral, do conceito de crowd sourcing):




Por mais que pareça demasiadamente simples, o fato de dar um espaço para os consumidores sugerirem ideias que podem ser implementadas no produto ou na empresa é algo superimportante, já que o consumidor é, afinal de contas, a parte mais importante na relação da empresa com o mercado e estar aberto a ouví-lo é importante.

A outra empresa que seguiu pelo mesmo caminho foi a Starbucks que lançou o My Starbucks Idea, um site onde pessoas do mundo inteiro podem sugerir ideias gerais para a Starbucks. O legal no site é que a empresa organiza as ideias por tópico e apresenta os resultados de sua análise. O legal é ver que mesmo as ideias que eles por algum motivo não aceitam, ficam lá postadas e são votadas. A ideia de dar um café de graça a cada dez consumidos (algo bem comum e que não é adotado pela rede) é uma das ideias mais votadas e ainda não está marcada como adotada..

Home do site My Starbucks Idea


Aqui no Brasil, dois novos sites foram lançados este ano.. mas com um enfoque um pouco diferente. A ideia é oferecer um site onde profissionais independentes como designers, arquitetos, criativos em geral, possam participar de pequenos concursos para oferecer serviços para empresas.

Print da página do site FashionLab

Design Bee, por exemplo, é um site onde são postados jobs de diversas empresas - a maior parte composta por empresas de pequeno porte - e os criativos podem postar os seus projetos. Aqui, os projetos podem ser abertos (visíveis a qualquer um) ou fechados. Quando são abertos são ainda mais participativos pois os próprios criativos podem ver o que está sendo sugerido e, a partir do que viu, propor uma visão diferente para o cliente.

Recentemente, o Fashion Lab foi lançado no mercado, com o foco em criadores de moda para desenho de coleções, estampas e artes em geral. Nos dois casos, podemos perceber que os principais pontos do Crowd Sourcing são respeitados pelos dois sites, com exceção da votação aberta ao público. Neste caso, a decisão do projeto vencedor fica por conta do cliente.

Ainda na moda, um dos exemplos mais legais é o concurso de estampas para camisetas que a Uniqlo promove todos os anos. Sempre é oferecido um prêmio mega (em 2011 o prêmio foi 10 mil dólares para a estampa vencedora) e as 20 camisetas mais votadas são produzidas e vendidas nas centenas de lojas da Uniqlo espalhadas pelo mundo.

Como o prêmio é bom e a Uniqlo é uma das maiores redes de vestuário no mundo, os projetos que os designers enviam são incríveis.. olha que fofa a camiseta que venceu em 2011 quando o tema era MICKEY:

Camiseta vencedora de 2011 - designer de Hong Kong

Na Página da Uniqlo você pode ver todas as estampas criadas e as 20 melhores.. uma mais linda que a outra.. #superfofo.. amei!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Admirável Mundo Novo é um livro admirável!

Confesso que li “Admirável Mundo Novo” com um pouco de resistência. Achei que fosse encontrar uma história batida, com cara de passada, afinal, tudo o que sabia do livro era que contava sobre um mundo no futuro onde tudo era previamente planejado e programado, todos eram felizes mas que, para chegarem a este estado, as pessoas eram totalmente controladas pelo governo. Capa do livro Não que esteja errado. É basicamente isto mesmo. Mas “Admirável Mundo Novo” é muito mais do que só isto. É um livro inteligente e muito interessante. Ao apresentar um mundo tão planejado e controlado, Huxley encontrou uma forma criativa de discutir a dificuldade que as pessoas têm de lidar com a liberdade. Ele parte de um raciocínio simples (e até lógico): se todos querem ser felizes, por que não construir um mundo em que ser feliz aconteça de maneira automática? Assim, basta seguir regras simples e as pessoas terão tudo aquilo que desejam e podem desejar: dinheiro, roupas, satisfação profissional...

MUJI e ItoYa, lojas incríveis japonesas

Em Tóquio encontramos lojas de todos os tipos. Nas minhas férias descobri várias e vou falando delas aos poucos aqui no blog. Interior da loja Muji Uma delas eu já conhecia e gostava muito: a MUJI. A primeira vez que conheci a marca foi em Paris em 2008 e fiquei encantado com o conceito da loja :”Produtos sem marca e com qualidade”. Isto significa que eles procuram oferecer ao mercado produtos onde o foco é o design e a qualidade do produto e não cobram caro por isto. É, na verdade, uma espécie de protesto ao consumo excessivo de artigos de luxo, uma realidade que é presente no Japão há muito tempo e que instigou os fundadores da MUJI em criar a empresa para mostrar que não é preciso pagar caro para se ter produtos de qualidade. Muji Yurakucho Muji Ginza Bom, a loja cresceu rapidamente e a MUJI é hoje uma empresa gigante que oferece todo tipo de produto: desde alimentos até móveis, passando, é claro, pela moda. As coleções da MUJI são mais básicas com um design b...

Tommy Nutter, uma lenda na moda britânica e mundial

Devo confessar: quando fui à exposição de Tommy Nutter no museu de Moda e Têxtil de Londres não tinha a menor ideia de quem ele era. Mas fiquei impressionado com a qualidade do trabalho apresentado na exposição e pesquisei mais sobre ele. Tá certo que demorou um pouco para eu colocar aqui no blog (tipo quase um ano..rs) mas coloquei. Durante a exposição tirei várias fotos das peças que ele criou durante sua impressionante carreira. Pesquisando sobre Nutter na internet, descobri que o que já tinha percebido pela exposição era verdade: ele foi uma pessoa que revolucionou o mundo da alfaiataria masculina. Trabalhando no número 35 da rua mais tradicional de Alfaiataria em Londres, a Saville Row, Tommy apresentou um design inovador em cortes convencionais, mostrando ao mercado e ao mundo que é sim possível inovar no mundo da moda masculina.  Ternos com modelagens inusitadas, cores que refletem o espírito jovem da época em que foram elaborados, pequenos detalh...