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Dados sobre mídias sociais e blogosfera



Enquanto buscava um assunto sobre mídias sociais para postar aqui no blog, encontrei informações muito interessantes sobre a blogosfera.. é engraçado, fazia tempo que não procurava dados sobre este mercado (a última vez foi quando escrevi a qualificação para o meu mestrado, cerca de um ano e meio atrás) e fiquei impressionado como muitos mais dados estão disponíveis agora.. é realmente impressionante como as coisas avançam muito rapidamente na internet.. ainda bem !!

Estou replicando aqui alguns dados que encontrei nos sites Flowtown, Technorati e Blog Pulse. Eles, inclusive, colocam infográficos super bem elaborados com o resumo dos dados.. copiei e colei eles aqui neste post, mas vou destacar as informações mais relevantes.. assim fica mais fácil ressaltar os destaques dos dados:

Segundo estudo preparado pelo eMarketer (uma espécie de consultoria sobre ações de Marketing online) o mundo investirá em 2010 US$ 3,3 bilhões em marketing pelas redes sociais e metade deste valor será gasto pelos EUA (US$ 1,6 bilhão). O principal destino deste dinheiro é o Facebook que deve abocanhar 50% desta quantia. Como já pudemos ver aqui no blog, realmente o Facebook é o principal veículo nas ações em mídias sociais das empresas, basta ver o exemplo da Old Spice e da Target que postei anteriormente...

Este valor, além de ser muito grande (muito maior do que esperava), também cresceu absurdamente nos últimos anos.. Para se ter uma ideia da velocidade do crescimento, ele praticamente quadriplicou em 4 anos:  em 2006 este valor foi de US$ 460 milhões..

www.flowtown.com


E vale lembrar que este valor é referente somente às ações nas mídias sociais e não em toda a internet. Em toda a internet, só nos EUA (não encontrei dados mundiais) serão gastos US$ 23,6 bilhões em ações de marketing na internet e cerca de 7% deste montante em mídias sociais.

Outra informação importante para quem deseja considerar as mídias sociais no plano de mídia, é se o consumidor, quando está no seu processo de pesquisa e decisão de compra,  procura informação sobre o produto ou serviço nas mídias sociais.

No caso de viagens, 28% dos consumidores buscam informações nas mídias sociais, sendo que 4% fazem isto regularmente. Na compra de roupas e acessórios, este número é de 26%, sendo que 3% regularmente. Para ir a restaurantes 24% acessam as mídias sociais, para comprar celulares 23% e para comprar produtos de higiene e saúde, 18%. Estas informações demonstram quais produtos e serviços que os consumidores mais buscam dados nas mídias sociais e que têm, portanto, maior probabilidade de se beneficiar mais rapidamente de ações nesta área.

Também encontrei algumas informações relevantes sobre os blogueiros. A que mais me chamou a atenção foi que a faixa etária que possui mais blogueiros é a de 35 a 44 anos, com 29% do total. Em seguida vem a minha faixa etária, dos 25 aos 34 anos com 25%, seguido por 45 a 54 anos com 21%. As pessoas com 55 a 64 anos são 14% dos blogueiros e as pessoas com 18 a 24 anos são apenas 7% deste público. Os outros 4% são pessoas com mais de 65 anos. Em um primeiro momento fiquei impressionado com os números mas depois, raciocinando um pouco sobre o assunto, acredito que os posts e os comentários deste público mais jovem já tenha migrado dos blogs para as redes sociais como Twitter, Facebook, Orkut e My Space.. Acho que faz sentido.. será?! Procurei mas não consegui encontrar dados atuais sobre este público.. assim que encontrar publico aqui...

Além disto, outra informação relevante sobre os blogueiros é que 2/3 são homens e 1/3 de mulheres.. e que quase metade (48%) está nos EUA. 26% estão na Europa e 10% na Ásia.. Eu sei que falar de números é um pouco cansativo e chato..  mas é muito importante para termos noção do tamanho e da relevância deste mercado.. e também para validar algumas pesquisas e trabalhos.. enfim.. espero que tenha ajudado.. ah, vale a pena analisar com calma estes gráficos do Flowtown que postei aqui.

www.flowtown.com

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